Para aproximar jovens do mercado de trabalho e ampliar horizontes profissionais, a Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, em Contagem, realizou no sábado (23/8), a 2ª edição do evento que reuniu estudantes, professores, faculdades parceiras e a comunidade escolar.
A feira foi idealizada e coordenada pelo professor de Geografia Diumare do Carmo Pinto. Diferente da edição inaugural de 2024, neste ano a feira contou com a participação de instituições de ensino superior e a abertura das portas da escola para visitantes.

Com apoio do SEBRAE, da Nova Faculdade e da Faculdade Estácio, o diretor Abelardo Ambrósio Júnior, juntamente com os vice-diretores Mônica de Alencar Costa, Silvana Moraes de Faria e Ronan Márcio de Miranda, recebeu a comunidade para um dia de aprendizado e troca de experiências.
“A ideia é despertar o interesse e aguçar a curiosidade dos alunos na escolha da profissão. Oferecemos aos estudantes uma perspectiva de que é possível ter vida feliz com a escolha profissional correta. Foi uma oportunidade para a comunidade escolar interagir com o mundo do trabalho”, disse a vice-diretora, Mônica de Alencar.
Formação para além da sala de aula
Segundo a presidente do SindUte Contagem e professora de Língua Portuguesa, Patrícia Pereira, a iniciativa tem papel fundamental ao conectar o ambiente escolar com o mundo do trabalho.
“Considero que é um projeto que amplia horizontes, desperta vocações e reforça a compreensão de que o trabalho é um elemento central na vida humana”, disse.

Na programação, os estudantes puderam refletir sobre diferentes profissões e ocupações. Profissões tradicionais, como padeiro e atendente, foram valorizadas pela relevância no cotidiano, enquanto novas ocupações, como a de influenciador digital, trouxeram debates sobre mudanças sociais e consumo.
O evento também destacou áreas como artesanato, confeitaria e panificação, importantes para a geração de renda, além da psicologia, que reforçou a necessidade de atenção à saúde mental.

Oficinas e experiências práticas
Professores e alunos da Nova Faculdade participaram com atividades interativas. O curso de Farmácia e Enfermagem promoveu oficinas de primeiros socorros e um quizz sobre saúde utilizando a plataforma digital Kahoot.
Já os professores Daniel Assunção e Márcio Dias, do Curso Técnico em Informática (Programa Trilhas de Futuro), conduziram uma oficina prática sobre o LinkedIn, ensinando os estudantes a criar perfis profissionais e buscar oportunidades de emprego.

Para a professora de Direito da Nova Faculdade, Bárbara Mendes, a feira reforça a importância da extensão universitária. “Além do networking, a iniciativa permite que os estudantes conheçam o mundo do trabalho de diversas áreas do conhecimento.”
A diretora da Nova Faculdade, Janete Francisca Dias, também destacou o papel da parceria. “Em nossos stands oferecemos informações essenciais para ajudar os estudantes a escolherem as carreiras profissionais”, explicou.

Comunidade engajada
A escola ficou lotada de visitantes, demonstrando a boa receptividade da iniciativa junto à comunidade escolar, especialmente entre alunos dos últimos anos do ensino médio, em fase de escolhas profissionais decisivas.
