Filme A Mensagem De Jequi - Foto: Divulgação
A mostra audiovisual que será realizada de 12 a 18 de setembro, com 15 filmes selecionados, obra convidada e atividades formativas abertas ao público.
A 2ª edição do Cine Navegança 2025, vai transformar praças e equipamentos culturais da cidade em salas de cinema a céu aberto. Além dos 15 filmes selecionados entre 146 inscritos, terá a obra convidada Nada Será Como Antes (2023) e o documentário musical de Ana Rieper sobre o Clube da Esquina.
Todas as sessões são gratuitas e acessíveis ao público em geral, com destaque para estudantes de escolas públicas e instituições sociais.
A abertura acontece no dia 12 de setembro, na Praça da Jabuticaba, com a exibição do documentário de Rieper, seguida por uma roda de conversa com a diretora e o co-produtor José Roberto Borges, além de apresentação musical de Felipe Bedetti e Marilton Borges.
Identidade cultural mineira no cinema
Sob o tema “Mineiridades”, o Cine Navegança 2025 propõe um mergulho na identidade cultural, social e histórica de Minas Gerais.
As obras abordam tradições como o congado, a folia de reis, o folclore, a infância e as juventudes periféricas, além de reflexões sobre mineração, agronegócio e cotidiano no campo.
A curadoria, composta por Carlos Henrique, Ayam Ubrais Barco e Andreia Carvalho (idealizadora do projeto), buscou refletir sobre a diversidade regional e social do estado.
“O público terá uma experiência diferenciada, com filmes de alta qualidade técnica e artística, em sua maioria com classificação livre”, afirma Andreia.
Produções premiadas e debates
Entre os destaques, estão “O Pacto da Viola", premiado em festivais no Brasil, “Equador e Espanha", e “A Mensagem de Jequi", já exibido em salas de todo o país.
As sessões serão seguidas por rodas de conversa com diretores, produtores e trilheiros sonoros, todas com intérprete de Libras, ampliando a acessibilidade.
Já confirmaram presença nomes como Bruno Bennec (Sacis), Jane Carmen Oliveira (Eu e o Boi, o Boi e Eu), Gabriel Marcos (No Início do Mundo), Thamiris Chaves (Morador Antigo) e Altiere Leal (O Velhas).

Filme Agosto Dos Ventos - Foto: Divulgação
Encerramento com exposição fotopoética
O festival se encerra no dia 18 de setembro, na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, com a abertura da exposição “Furtacor”, de Andreia Carvalho. A mostra fotopoética explora a relação entre imagem e poesia em torno da natureza, da cor e da luz.
Compromisso com a democratização
Fruto da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o Cine Navegança reafirma seu papel de democratizar o acesso ao cinema e formar novos públicos, especialmente jovens e crianças.
Para isso, o evento garantirá transporte para escolas públicas que se inscreveram previamente.
Serviço:
Cine Navegança 2025 – 2ª Edição
De 12 a 18 de setembro
Entrada gratuita
Mais informações: @naveganca
Programação:
- 12/09 e 13/09 – Praça da Jabuticaba (Centro)
- 15/09 – CEU das Artes Nova Contagem
- 16/09 e 17/09 – CEU das Artes Ressaca
- 17/09 – Biblioteca Municipal
- 18/09 – Casa de Cultura Nair Mendes Moreira
Fonte: Assessoria de imprensa