Foto: Divulgação
O festival gratuito reúne em BH, murais inéditos, instalações, slackline a 70 metros de altura, roda de samba e velódromo urbano até 7 de setembro. O Circuito Urbano de Arte (CURA) 2025 começou na quarta-feira (3).
Conhecido por transformar fachadas de prédios em grandes murais visíveis do Mirante da Sapucaí, o festival chega à sua oitava edição expandindo as atrações para além da pintura, reunindo também esportes radicais, música, dança e intervenções culturais.
Murais e instalações inéditas
Entre as novidades, estão três obras em destaque: o mural de Paulo Nazareth no Edifício Garagem (Rua dos Tupis, 485), a empena de Julianismo no Hotel Sorrento (Praça Raul Soares, 354) e a instalação “Pause”, de Sylvia Amélia, no Hotel Royal (Av. Amazonas, 1433), que cria sombras em movimento ao longo do dia.
Outro destaque é o Inside Out, projeto do artista francês JR. Durante a Virada Cultural, centenas de pessoas tiveram seus retratos feitos e agora formam uma instalação coletiva na praça, celebrando a ideia de pertencimento ao espaço público.
Esporte e lazer na praça
A programação inclui também o retorno do Velódromo Raul Soares, corrida de bike em volta da praça com inscrições na hora e troféus para os vencedores, além das performances radicais de highline, em que atletas atravessam o vão entre prédios a mais de 70 metros de altura, equilibrados em uma fita de slackline.
Música, samba e diversidade
A trilha sonora do festival fica por conta de uma curadoria de DJs mulheres da cena belo-horizontina, com destaque para o long set da DJ Kingdom, na sexta-feira (5). Na quinta (4), o público confere a competição drag House of Barracudas e, no sábado (6), uma roda de samba promete animar a tarde na praça.
Cultura e memória
O público poderá ainda conhecer o Mapa Afetivo da Raul Soares, que reúne histórias, memórias e referências culturais da praça e do seu entorno, distribuído gratuitamente durante o festival.

Serviço
Circuito Urbano de Arte (CURA) 2025
Praça Raul Soares – Centro, BH
De 3 de setembro a 7 de setembro de 2025
Entrada gratuita
Programação completa em: https://www.cura.art/
Sábado (6/9)
13h às 19h – Highline Feelings
15h às 19h – Velódromo Raul Soares
19h30 às 20h – Premiação Velódromo
14h às 16h – DJ Pat Manoese
16h às 19h – DJ Fê Linz
19h às 22h – DJ Bruna Castro
VJ Suave
Domingo (7/9)
13h às 19h – Highline Feelings
14h às 16h – DJ Sandri
16h às 19h – Roda de Samba com Aninha Felipe e convidadas
19h às 21h – DJ Black Josie
14h às 18h – Rua de Lazer
17h às 18h – Cortejo Piranhas CURA (saída e retorno – Praça Raul Soares)
Fonte: Assessoria de imprensa