Foto: Divulgação
Os moradores podem se candidatar até o fim de setembro pela plataforma Decide Contagem e os eleitos terão mandato no biênio 2025/2027. A participação popular fortalece as decisões do município.
A candidatura deve ser realizada somente pela plataforma Decide Contagem, de forma antecipada ou até a plenária, mediante apresentação da documentação necessária. Podem concorrer moradores da respectiva região administrativa, com idade mínima de 16 anos e documento oficial com foto. A representação da sociedade civil será dividida em dois grupos:
Segmentos sociais: juventudes (16 a 29 anos), mulheres, empresários, comércio/comércio popular, pessoas idosas (60+), religiosos e associações comunitárias/movimentos sociais;
Territorial: representantes dos bairros e microrregiões de cada regional administrativa.
As regras detalhadas, incluindo a divisão territorial, estão no Diário Oficial de Contagem (DOC) nº 6124, de 5 de setembro de 2025, páginas 27 a 31.
Fortalecimento da participação cidadã
Os conselhos regionais que foram criados em 2021, integram o Sistema Municipal de Participação Popular e Cidadã de Contagem. Os conselhos servem de interlocução entre a população e o poder público.
Com reuniões ordinárias a cada dois meses, os conselheiros deliberaram sobre mais de 70 intervenções nas oito regionais da cidade, como obras e melhorias em infraestrutura, escolhidas diretamente pelos moradores. O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos, e a segunda gestão se encerra neste mês.
Importância de participar
O conselheiro do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR), Eduardo Alves Pereira, destaca a importância do engajamento popular em Contagem e faz um apelo para ampliar a participação popular nos espaços de decisão da cidade, especialmente nos Conselhos Populares.
Segundo ele, o envolvimento dos moradores é fundamental para melhorar a qualidade das políticas públicas e aproximar as ações de governo da realidade das comunidades.
Eduardo reconhece que, muitas vezes, o cidadão encara a política como algo “desinteressante” ou “sem valor”. No entanto, lembra que viver coletivamente exige regras de convivência e, na democracia, essas regras se materializam pela representação política.
“A democracia não é perfeita, mas não existe outra forma mais eficiente para representar a vontade popular. Os eleitos, bons ou ruins, refletem a consciência política de cada eleitor. O Executivo e o Legislativo representam a visão de mundo do eleitorado”, afirmou.
Serviço
Inscrições para os conselhos regionais
Inscrições: até 30 de setembro, pela Plataforma Decide Contagem
Podem participar: moradores da região correspondente, com 16 anos ou mais, apresentando documento oficial com foto e comprovante de endereço
Mais informações: Diário Oficial de Contagem – edição nº 6124 (páginas 27 a 31)
Fonte: PMC