Data de publicação: 09-09-2025 20:02:00 - Última alteração: 09-09-2025 20:08:05

MP apura aumento de casos de diarreia em Contagem, com causa provável a água da Copasa

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre 3 de agosto e 8 de setembro, foram contabilizados 1.957 atendimentos por gastroenterites e doença diarreica aguda (DDA) nas unidades de saúde do município.

Por isso, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um inquérito civil para investigar e verificar se há relação com a qualidade da água distribuída pela Copasa.

O órgão informou que, diante das denúncias de moradores sobre gosto e cheiro de mofo na água que chega às residências, vai acompanhar de perto as análises e relatórios da companhia. 

A Vigilância Sanitária de Contagem já solicitou oficialmente à Copasa o plano de amostragem da qualidade da água, como parte do monitoramento contínuo.

De acordo com a secretaria, estão sendo coletadas amostras em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para tentar identificar o agente causador das ocorrências. “Os registros estão sendo acompanhados de forma contínua pelas equipes técnicas”, informou em nota.

Copasa nega contaminação

Em resposta, a Copasa afirmou que a água fornecida atende a todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. 

A companhia destacou que realiza mais de 5 mil coletas mensais em Contagem para verificar 130 parâmetros de qualidade. Os resultados, segundo a empresa, já foram repassados à Agência Reguladora (Arsae) e ao núcleo ambiental da Hemominas.

Além disso, a estatal informou que contratou um laboratório independente para realizar análises adicionais pelos próximos 12 meses e se comprometeu a enviar ao Ministério Público os relatórios atualizados. 

A Copasa reforçou que considera “irresponsável atribuir, sem comprovação oficial, os casos de enfermidade à água tratada”, sob risco de gerar pânico entre consumidores.

Reclamações da população

As queixas sobre odor e gosto de mofo na água não são exclusivas de Contagem. No mês passado, moradores de Belo Horizonte e de outras cidades da Grande BH relataram o mesmo problema. 

À época, a Copasa informou que havia realizado mais de 300 testes entre os dias 4 e 18 de agosto, sem encontrar inconformidades.
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