Foto: Robson Rodrigues
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre 3 de agosto e 8 de setembro, foram contabilizados 1.957 atendimentos por gastroenterites e doença diarreica aguda (DDA) nas unidades de saúde do município.
Por isso, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um inquérito civil para investigar e verificar se há relação com a qualidade da água distribuída pela Copasa.
O órgão informou que, diante das denúncias de moradores sobre gosto e cheiro de mofo na água que chega às residências, vai acompanhar de perto as análises e relatórios da companhia.
A Vigilância Sanitária de Contagem já solicitou oficialmente à Copasa o plano de amostragem da qualidade da água, como parte do monitoramento contínuo.
De acordo com a secretaria, estão sendo coletadas amostras em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para tentar identificar o agente causador das ocorrências. “Os registros estão sendo acompanhados de forma contínua pelas equipes técnicas”, informou em nota.
Copasa nega contaminação
Em resposta, a Copasa afirmou que a água fornecida atende a todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
A companhia destacou que realiza mais de 5 mil coletas mensais em Contagem para verificar 130 parâmetros de qualidade. Os resultados, segundo a empresa, já foram repassados à Agência Reguladora (Arsae) e ao núcleo ambiental da Hemominas.
Além disso, a estatal informou que contratou um laboratório independente para realizar análises adicionais pelos próximos 12 meses e se comprometeu a enviar ao Ministério Público os relatórios atualizados.
A Copasa reforçou que considera “irresponsável atribuir, sem comprovação oficial, os casos de enfermidade à água tratada”, sob risco de gerar pânico entre consumidores.
Reclamações da população
As queixas sobre odor e gosto de mofo na água não são exclusivas de Contagem. No mês passado, moradores de Belo Horizonte e de outras cidades da Grande BH relataram o mesmo problema.
À época, a Copasa informou que havia realizado mais de 300 testes entre os dias 4 e 18 de agosto, sem encontrar inconformidades.