Fotos: Robson Rodrigues
A rebatizada Estação das Artes Bernardo Monteiro comemora 115 anos e recebe nesta sexta-feira (12/9), a partir das 18h30, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas com exposição de 14 artistas locais. Entrada gratuita.
A edição especial marcará os 115 anos da Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, inaugurada em 1910, que recentemente foi restaurada para se transformar em espaço cultural, que será palco da exposição coletiva “EntreTempos”.
A mostra das obras de artistas e coletivos contagenses reúne pinturas, fotografias, esculturas, gravuras e instalações, que conectam passado e futuro em uma narrativa afetiva sobre o território.
“A Estação foi espaço de chegadas e partidas. Agora é também de ideias, sentimentos e expressões artísticas que refletem a cidade de hoje e apontam para o amanhã”, destacou Loba, idealizadora, produtora e curadora da exposição.
Arte como memória e resistência
Mais que uma comemoração, a proposta é transformar o patrimônio em um palco vivo de experiências sensíveis, onde memória e criação caminham juntas. A curadoria é assinada por Loba e Ednere, em parceria com Leandro Gabriel (Viaduto das Artes), que também responde pela direção executiva do projeto.
Entre os nomes confirmados estão Bruta, Fátima Silveira, Fran Assis, Fernando Perdigão, Geraldo Andrade, Igor Maciel, Katorze, Larissa Correa, Laura Brandão, Lecrase, OCREIS, Riama, Robson Emerick, Sophia Dara e Tsade.
Estação Bernardo Monteiro
A primeira e maior estação ferroviária de Contagem, inaugurada em 1910, teve papel estratégico no desenvolvimento do município. O espaço homenageia o político influente da época, o senador mineiro Bernardo Pinto Monteiro (1857-1924), recebeu os correios, telégrafos, mercadorias, animais e passageiros.
Após décadas de funcionamento, o imóvel foi restaurado e adaptado como equipamento cultural, com galeria de exposições e galpões multiuso, para preservar a memória ferroviária enquanto o espaço se reinventa como pólo artístico.

Luta
Recentemente, a Estação Bernardo Monteiro foi palco de uma manifestação política cultural pela Volta dos Trens de Passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A iniciativa é para melhorar a mobilidade urbana e reintegrar os municípios pelos trilhos dos trens, como acontecia há cerca de 30 anos.
O ato foi promovido pelo coletivo Boi Rosado e outros coletivos que fazem parte da sociedade civil organizada da grande BH.
Serviço:
26ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Exposição coletiva: EntreTempos
Sexta-feira, (12/9), a partir das 18h30
Estação das Artes Bernardo Monteiro – Rua Desembargador Luciano Souza Lima, 59, bairro Bela Vista – Contagem
Entrada gratuita
Visitação da exposição “EntreTempos”
Período: 13/9 a 14/11
Dias/horários: terça a sexta, das 9h às 17h | sábado, das 9h às 15h
Entrada gratuita
Fonte: PMC
Link relacionado
1° Batuque pela Volta do Trem de Passageiros na RMBH