Data de publicação: 13-09-2025 18:59:00

Copasa responde ao MP, Prefeitura Contagem se defende e orienta

Jornal Diário de Contagem On-Line
Divulgação

Após o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciar a abertura de inquérito civil para apurar a relação entre o aumento de casos de diarreicas em Contagem e a qualidade da água distribuída na cidade, Copasa e prefeitura se defendem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram contabilizados 1.957 atendimentos por gastroenterites e doença diarreica aguda (DDA), no período de 3 de agosto a 8 de setembro.

Moradores denunciaram a alteração no gosto e odor da água, descrita por muitos como “cheiro e sabor de mofo”.

A Vigilância Sanitária do município solicitou à Copasa o plano de amostragem da qualidade da água. Além disso, amostras foram coletadas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para tentar identificar o agente causador dos casos. 

Copasa nega risco e apresenta documentos

Em resposta, a Copasa afirmou que a água distribuída não oferece risco à saúde. A companhia destacou que, em 10 de setembro, enviou ao Ministério Público de Minas Gerais mais de 300 páginas de documentos com resultados de análises laboratoriais e testes feitos em residências de toda a Região Metropolitana, além de amostras do sistema de captação e abastecimento.

Segundo a empresa, os resultados atestam a segurança e potabilidade da água distribuída a mais de 5,4 milhões de consumidores da RMBH.

A nota da companhia ressalta ainda que as análises fazem parte do monitoramento permanente, contemplando mais de 130 parâmetros exigidos pela legislação. Um laboratório independente também foi contratado para reforçar os testes, que confirmaram a segurança da água.

“A Companhia reafirma que a água distribuída não oferece qualquer risco à saúde da população”, diz o comunicado.

A Copasa informou que permanece à disposição dos órgãos fiscalizadores e que consumidores que notarem alteração no sabor ou odor da água devem acionar os canais de atendimento, para que a coleta seja feita in loco e encaminhada a novos testes.

Ações da Prefeitura de Contagem

A Prefeitura informou que, diante do aumento dos casos, emitiu alertas às unidades de saúde, intensificou a coleta de amostras clínicas e investiga possíveis surtos domiciliares. Também foram enviadas amostras para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Entre as medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde orienta a população a manter rigor na higiene pessoal e alimentar, consumir apenas água potável e realizar a limpeza das caixas d’água a cada seis meses.

Orientações à população:

- Lavar bem as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
- Lavar frutas e verduras e consumir apenas água filtrada, fervida ou mineral,
- Evitar gelo de origem duvidosa e cozinhar bem carnes, ovos e frutos do mar,
- Manter a caixa d’água limpa e tampada.

Procurar imediatamente atendimento médico em casos de diarreia intensa, febre alta, presença de sangue ou sinais de desidratação.

Fonte: Assessorias de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br