Fotos: Google Maps
Fiscalização da Vigilância Sanitária de BH junto com o Ministério da Agricultura, flagrou e recolheu, na manhã desta terça-feira (16/9), um lote de queijo artesanal da marca Verdemar com a bactéria Listeria.
A ação aconteceu na unidade da rede de supermercados localizada na Rua Fernandes Tourinho, na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
A fiscalização da Vigilância Sanitária de BH, em conjunto com a Vigilância Sanitária Estadual e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aconteceu após a constatação de contaminação pela bactéria Listeria monocytogenes.
Fiscais retiraram toda a mercadoria das prateleiras e informaram que se tratava de uma reincidência do problema e que o fabricante já havia sido notificado anteriormente.
Em nota oficial, a Vigilância Sanitária da capital confirmou que a operação faz parte de uma estratégia conjunta com o Mapa, que suspendeu a fabricação do queijo minas artesanal pela empresa e determinou o recolhimento imediato dos lotes contaminados.
As ações seguem em andamento em outras unidades da rede.

A Listeriose é uma infecção bacteriana causada pela ingestão da bactéria Listeria monocytogenes, comum em alimentos como leite e queijos. Entre os sintomas estão febre, diarreia, dores abdominais, vômitos, dor de cabeça e cansaço.
Os grupos mais vulneráveis são gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas com imunidade baixa. O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico.
Supermercados Verde Mar
Pelas Redes Sociais, o diretor Alexandre Poni, reforça que o Verdemar não fabrica os queijos artesanais Nata de Prata, Nata de Ouro, Verdemar Prata e Verdemar Ouro. "Os produtos são fornecidos por terceiro autorizado e devidamente registrado".
"Assim que fomos notificados, retiramos imediatamente os produtos de todas as unidades, comunicamos o fornecedor e suspendemos novas compras até que os lotes citados sejam totalmente esclarecidos. Reafirmamos a segurança e a confiança de nossos clientes são prioridades absolutas em tudo o que fazemos", disse o diretor Verde Mar.

Serviço à população
- Caso algum consumidor tenha adquirido queijos artesanais da marca Verdemar, o produto não deve ser consumido;
- Denúncias podem ser feitas à Vigilância Sanitária de BH pelo telefone 156.
- Em caso de sintomas, procure atendimento médico imediatamente.
Fonte: Vigilância Sanitária BH