Divulgação
O evento gratuito realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer será realizado neste sábado (20/9), no CSU Eldorado, em Contagem, com oficinas, distribuição de pipas e atividades educativas.
A iniciativa busca resgatar memórias afetivas, reunir famílias e conscientizar a população sobre os riscos do uso de linhas cortantes. Haverá oficinas de confecção, soltura de pipas e orientações da Guarda Civil sobre segurança. Pipas e linhas não cortantes serão distribuídas gratuitamente.
O evento terá apoio de parceiros locais, como Guelas Pipas e Ricardo Pipas, além de monitores para auxiliar participantes de todas as idades. O público infantil também poderá aproveitar os brinquedos infláveis, da pipoca e algodão-doce, que serão distribuídos gratuitamente.
Cerol é crime
A lei estadual nº 23.515/2019 proíbe fabricação, comercialização e uso de cerol ou linha chilena. As multas podem ultrapassar R$ 276 mil em casos de reincidência. Se houver danos a pessoas ou patrimônios, os responsáveis podem responder civil e criminalmente.
Em Contagem, a Guarda Municipal intensifica o combate ao uso de linhas cortantes. Apenas em 2022, 137 carretéis com cerol foram apreendidos. Nos anos seguintes, outras ocorrências foram registradas, incluindo casos que envolveram até animais silvestres feridos.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque Denúncia).
Serviço:
Festival de Pipas – Prefeitura de Contagem
Sábado (20/9), das 9h às 12h, no CSU Eldorado
Rua Senegal, 229, Eldorado
Evento público e gratuito.

Fonte: PMC