Fotos: Arquivo do artista
A exposição “Ru Jub'ulik Achik' – Aromas de um sonho”, do artista guatemalteco Edgar Calel, no Brasil, inaugurada nesta quinta-feira (18/9), na Galeria Lago, do Instituto Inhotim, conecta a cosmovisão maia a Minas Gerais.
A mostra de Edgar Calel, um dos nomes mais influentes da arte contemporânea mundial. Com obras inéditas, a maioria comissionadas pelo museu, a exposição propõe um diálogo sensível entre San Juan Comalapa, na Guatemala, e os territórios de Minas Gerais. A mostra de longa duração poderá ser visitada até 2027.
Calel, pertencente ao povo kaqchikel-maia, entrelaça espiritualidade, memória, ancestralidade e crítica social em uma produção que envolve elementos naturais como terra, pedra, folhas e madeira.

No percurso, o público encontrará obras de grande escala e instalações que evocam práticas comunitárias e rituais, como Q’eq Ulef Xan (Parede de Terra Fértil), um bordado monumental de oito metros de largura feito em colaboração com a família.
Kej-chi’ch’ (Veado de Metal), escultura em tamanho real da caminhonete vermelha da família do artista é acompanhada de 18 esculturas humanas produzidas no Ateliê Inhotim.

O projeto expositivo conecta os territórios de origem do artista à paisagem de Brumadinho, ao reforçar a vocação do Inhotim em dialogar com a natureza, a comunidade e os desafios contemporâneos.
“Calel nos convida a refletir sobre território a partir da cosmovisão kaqchikel-maia. Essa mostra reafirma nosso compromisso em aprender com outras perspectivas e fortalecer práticas decoloniais na arte”, explica a diretora artística do Inhotim, Júlia Rebouças.
Além das 12 obras inéditas produzidas para a mostra, outras peças integram o percurso, incluindo instalações, esculturas e ambientes imersivos que remetem ao ateliê-casa de Calel, na Guatemala, criam um elo íntimo entre passado, espiritualidade e presente.

O artista, que já participou da Bienal de São Paulo (2023), da Bienal de Berlim (2020) e de exposições em instituições como Tate Modern (Londres) e Museo Reina Sofía (Madri), considera a mostra no Inhotim uma das mais emblemáticas da carreira.
“Muitas destas obras nascem da convivência com minha avó, das memórias de cantos, rezas e oferendas. Aqui, tenho o tempo e o espaço ideais para apresentar esse trabalho”, afirma Calel.
A curadoria é assinada por Beatriz Lemos e Lucas Menezes, que acompanharam de perto a imersão da equipe do Inhotim na Guatemala, que fortalece a relação entre os dois territórios e possibilita que parte da produção seja realizada pela equipe do Ateliê Inhotim em parceria com o artista.

Serviço
Exposição: Ru Jub'ulik Achik' – Aromas de um sonho, de Edgar Calel
Abertura: 18 de outubro de 2025
Galeria Lago – Inhotim, Brumadinho (MG)
Visitação:
Quarta a sexta-feira: 9h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 17h30
Janeiro e julho: também aberto às terças
Ingressos:
Inteira: R$ 60,00 | Meia-entrada: R$ 30,00
Gratuito: todas as quartas-feiras; último domingo do mês; moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; crianças de 0 a 5 anos.
Mais informações: www.inhotim.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa