Data de publicação: 24-09-2025 19:20:00 - Última alteração: 24-09-2025 19:28:12

Exposição Madalena, de Ayam Ubrais Barco, em Contagem

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: Thiago Guarah / Divulgação

Com entrada gratuita, a mostra “Madalenas” fica em cartaz até 10 de outubro na Biblioteca Pública. O multiartista baianeiro Ayam Ubrais Barco, apresenta uma releitura disruptiva da personagem bíblica Maria Madalena. 

A exposição reúne 20 telas em lápis sanguíneo, acrílica e nanquim sobre papel cartão, além de pequenas esculturas em cerâmica que dialogam com temas de resistência, espiritualidade e denúncia social. 

Segundo Ayam, a figura de Madalena é transformada em metáfora de luta e emancipação feminina. 

“Ao se juntar a Jesus, Madalena rompe com o rito de subalternidade ao qual as mulheres estavam submetidas e se torna aliada fundamental na construção de um novo reino, voltado à mudança de consciências e à superação das bases exploratórias do império”, explica o artista, que em 2024 celebrou 25 anos de carreira.

As obras também remetem a questões contemporâneas, como a tragédia humanitária na Palestina. Esculturas de mãos e pés, símbolos da crucificação, evocam ao mesmo tempo a memória de crianças vítimas de genocídios. 

“Madalena é a amálgama das lutas populares contra impérios em todos os tempos, uma metáfora da persistência em não aceitar a desumanidade”, afirma Ayam.

A exposição, que tem curadoria da escritora, fotógrafa e produtora, Andreia Carvalho e realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Edital nº 002/2024, reafirma a arte como espaço de denúncia, memória e transformação.

 
Curadora da escritora, fotógrafa e produtora, Andreia Carvalho

O artista

Natural da Bahia e radicado em Minas Gerais, Ayam Ubrais Barco é conhecido como o legítimo baianeiro. Filósofo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), atua como artista plástico, escritor e cantor. 

Ayam desenvolveu a técnica própria da “filisminogravura”, que foi batizada em homenagem à avó materna, Filismina, a primeira orientadora artística.

Serviço

Exposição “Madalenas”
Até 10 de outubro | Segunda a sexta, 9h às 17h

Galeria da Biblioteca Pública de Contagem – Rua Bernardo Monteiro, 105, Centro
Entrada gratuita
Instagram: @ayamubraisartes


Exposição “Furtacor” – Andreia Carvalho
Até 10 de outubro | Segunda a sexta, 9h às 17h
Casa Nair Mendes Moreira – Praça Vereador Josias Belém, 1, Sede
Entrada gratuita
Instagram: @andreiacarvalhoartes

Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br