Fotos: Divulgação
O projeto “LabArte Metareciclagem” ofereceu de 27 de agosto a 3 de setembro, oficinas gratuitas para estudantes da Funec Riacho, para incentivar a reutilização de lixo eletrônico para a criação de obras robóticas e expressões artísticas interativas.
As atividades foram realizadas no Instituto Educacional de Contagem – IEC, unidade Riacho das Pedras, (Funec Riacho), em turmas acompanhadas por três arte-educadores e um monitor, em cinco oficinas de duas horas cada.
No aprendizado prático foi utilizado kits de robótica, ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais duráveis que foram doados a instituições locais, para garantir a continuidade das ações educativas.
Inclusão, sustentabilidade e futuro digital
O projeto busca preparar jovens para os desafios da Cultura 4.0, ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a consciência socioambiental.
A metodologia da metareciclagem visa reaproveitar componentes eletrônicos descartados para tornar o ensino de robótica acessível, divertido e sustentável.
Entre os objetivos estão a democratização da cultura do “Faça Você Mesmo”, a capacitação para a economia criativa, a formação cidadã e a conscientização sobre os impactos do consumo excessivo e do descarte inadequado de eletrônicos, um dos maiores desafios ambientais da atualidade.

Exposição
As oficinas culminaram em uma exposição interativa gratuita, onde a comunidade pôde conhecer os projetos desenvolvidos pelos jovens, obras robóticas que aliam arte e tecnologia em prol da sustentabilidade.
Realização
O “LabArte Metareciclagem” é realizado pela Incentivar Produções, com apoio da Komedi Projetos e Webka, e patrocínio da Belgo Arames, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução.
Segundo a Belgo, que completa 50 anos em 2025, o apoio reafirma o compromisso da empresa com as pessoas, as comunidades e o futuro sustentável.
“Seguimos investindo para reduzir o lixo eletrônico, capacitar jovens e empoderá-los a construir seu próprio caminho na economia criativa”, destaca a empresa Belgo Arames.
Fonte: Assessoria de imprensa