Foto: Robson Rodrigues
A Polícia Civil investiga as causas do tombamento de um pedalinho na lagoa ocorrido na manhã de sábado (04/10), que vitimou dois jovens, ambos de 20 anos, um rapaz morreu ainda no local e uma moça resgatada pelo Samu, que faleceu no Hospital Municipal.
Ao todo, eram quatro jovens no pedalinho, dois se salvaram sem ferimentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu quando o pedalinho em que estavam virou, fazendo com que os ocupantes caíssem na água.
Dois conseguiram se salvar, enquanto os outros dois jovens foram resgatados inconscientes. Uma das vítimas chegou ao Hospital Municipal de Contagem sem sinais vitais e teve o óbito confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A segunda vítima, levada em estado grave, passou por manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não resistiu e também faleceu na unidade de saúde.
Em nota, a Polícia Civil informou que os sobreviventes e testemunhas foram ouvidos pela 2ª Central Estadual do Plantão Digital e liberados em seguida. Um inquérito foi instaurado para apurar as causas do acidente e possíveis responsabilidades.
Até o momento, não há informações sobre irregularidades na operação dos pedalinhos ou sobre o uso de coletes salva-vidas pelos jovens.
A Lagoa Várzea das Flores é um dos principais pontos turísticos e de lazer de Contagem e Betim, que recebe centenas de visitantes nos fins de semana. O local é conhecido pelas belas paisagens e passeios.
Muitas pessoas utilizam a represa para esportes náuticos com barcos e pedalinhos operados por particulares. Após o acidente, a área que supostamente é fiscalizada pela Marinha, foi isolada para perícia.
Moradores da região cobram fiscalização mais rigorosa das atividades náuticas na lagoa. “É um local muito bonito, mas também perigoso. Já vi pedalinhos sem manutenção e sem coletes disponíveis para todos. Esperamos que esse caso traga mudanças”, afirmou uma frequentadora que preferiu não se identificar.
A Prefeitura de Contagem ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.