Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
A iniciativa da prefeitura reforça o brincar como ferramenta de cidadania e desenvolvimento infantil. Nesta quinta-feira (16/10), o “Brincar é Direito” estará nas regionais Nacional e Ressaca e na sexta-feira (17/10), nas regionais Vargem das Flores e Industrial.
Na terça-feira (14/10), entre gargalhadas, músicas e muita animação, o Parque Ecológico do Eldorado foi tomado pela alegria das crianças.
O projeto reforça o brincar como um direito essencial à infância, ao promover inclusão social, fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento cognitivo.
Com pula-pula, futebol de sabão, cama elástica, castelo inflável e diversas brincadeiras monitoradas, o evento transforma praças e parques em espaços de convivência, liberdade e imaginação.
De acordo com a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Sara Mireis, a ação vai além do entretenimento.
“O projeto reforça que a brincadeira é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Nosso objetivo é garantir o direito de brincar e de socializar, levando alegria a todas as regionais de Contagem”, destacou.
A superintendente de Políticas Públicas para Infância e Adolescência, Carolina Ribas, acrescentou que o projeto também busca reconectar as crianças com os espaços públicos.
“Vivemos em uma época dominada pelas telas. Queremos resgatar o prazer das brincadeiras coletivas, o convívio e a ocupação positiva dos espaços da cidade. É uma forma de apoiar as famílias e fortalecer o sentimento de pertencimento”, afirmou.

O projeto “Brincar é Direito", iniciativa que integra o Programa “Mais Direitos Humanos”” foi promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Superintendência de Políticas para a Infância e Adolescência, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Inclusão e acolhimento
As atividades também contaram com a presença de crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi).
“Esses momentos de lazer permitem que as crianças se expressem livremente, sem rótulos. É uma forma de inclusão que ajuda no desenvolvimento emocional e social. A participação é transformadora”, afirmou a técnica responsável Ana Paula Maia.

A ação já passou pelas regionais Sede, Petrolândia, Riacho e segue com programações diárias em diferentes pontos da cidade:
16/10 (quinta-feira)
9h às 11h30: Regional Nacional – Parque Vale das Amendoeiras (Rua Turfa, 301, Pedra Azul)
14h às 16h30: Regional Ressaca – CEU das Artes (Rua Magnólia, 100, Arvoredo)
17/10 (sexta-feira)
9h às 11h30: Regional Vargem das Flores – CEU das Artes (Rua VP-2, 2490, Nova Contagem)
14h às 16h30: Regional Industrial – CSU Amazonas (Rua Tiradentes, 2750, Industrial 3ª Seção)
Serviço
Projeto “Brincar é Direito”
Locais: Parques e equipamentos públicos de Contagem
Até sexta-feira, 17 de outubro
Entrada gratuita – destinada a crianças de até 12 anos
Fonte: PMC



