Data de publicação: 15-10-2025 21:52:00

Lagoa Santa lança projeto que transforma aprendizado em experiência cultural

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: João Emílio dos Santos
 
Benjamin Joviano, aluno da Rede Municipal, marcou presença na estreia do projeto que vincula lazer e conhecimento, e estimula senso crítico dos jovens
 
“Cinema na Escola” leva a magia das telonas para dentro de auditório, unindo tecnologia, cultura e educação em um espaço moderno e imersivo.
   
Com o auditório da Escola Municipal Dr. Lund lotado, a Prefeitura de Lagoa Santa deu início, na última sexta-feira (10/12), ao projeto “Cinema na Escola”, que promete impactar a maneira como os alunos da rede municipal aprendem e se conectam com a arte.
 
As crianças foram recebidas com ticket de cinema, pipoca, refrigerante e muita diversão. O auditório, completamente revitalizado, foi transformado em um verdadeiro cinema, com sistema de som imersivo, projeção de alta definição e iluminação especial, criando um ambiente que integra entretenimento e aprendizado.
 
O “Cinema na Escola” é mais do que uma atividade cultural — é uma ferramenta de ensino inovadora. As sessões de cinema servirão de ponto de partida para debates em sala de aula, incentivando reflexão, empatia, senso crítico e argumentação.
 
Os filmes exibidos abordarão temas atuais e valores humanos, permitindo que os alunos compreendam a arte como meio de diálogo e formação cidadã.
 
“Com iniciativas nesse sentido, Lagoa Santa reafirma seu compromisso em oferecer oportunidades de aprendizado, arte e diversão às crianças, construindo um futuro mais rico em experiências e conhecimento”, afirmou o prefeito Breno Salomão (CIDADANIA/MG), durante a cerimônia de lançamento.
 
Auditório Dr. Lund: um espaço moderno, inclusivo e tecnológico
 
Para receber o projeto, o auditório da Escola Municipal Dr. Lund passou por uma modernização completa. Antes utilizado apenas para exposições simples, o espaço, agora, oferecerá estrutura de ponta para palestras, apresentações estudantis, transmissões ao vivo e sessões de cinema.
 
Entre os avanços tecnológicos estão:
 
- Sistema de som digital com cobertura uniforme;
- Projetores de alta definição e software de mapeamento imersivo;
- Controle inteligente de iluminação e climatização;
- Sistema de transmissão ao vivo com câmeras PTZ, OBS Studio e mesa controladora, garantindo qualidade profissional e operação autônoma pela equipe técnica.
 
Sistema de Redução e Controle Individual de Volume para Crianças no Espectro Autista, assegurando conforto acústico e sensorial, clareza sonora e facilidade de operação, a partir de fones auriculares com redução passiva de 25 dB, que atenuam o som ambiente.
 
Essas ações transformaram o espaço em um centro de vivências culturais e educacionais à altura da inovação que a cidade vem promovendo.
 
Educação e cultura de mãos dadas
 
O “Cinema na Escola” vai receber, em seu auditório oficial, todas as escolas da rede municipal, garantindo que os alunos tenham acesso a essa vivência única. A proposta reforça o papel da educação pública como promotora de cultura, cidadania e tecnologia. 
 
O prefeito Breno Salomão, idealizador do projeto, destacou o seu impacto transformador: “Este conceito que implementamos, na prática, oferece à comunidade lagoa-santense oportunidades que antes eram inacessíveis, e com temática multi-disciplinar. É um investimento de longo prazo, que forma cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro”. 
 
A emoção dos estudantes durante a primeira sessão mostrou que o cinema pode, sim, ser uma poderosa sala de aula. “Em Lagoa Santa, aprender é também viver experiências que inspiram e transformam”, conclui Salomão.
 
Destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
 
Lagoa Santa alcançou reconhecimento nacional ao figurar entre os dez primeiros colocados no Prêmio Band Cidades Excelentes, edição de 2025, na categoria “Qualidade Habitacional”, voltada a municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes. 
 
A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila e reconhece as boas práticas de gestão pública nos 5.568 municípios brasileiros, com base nos dados da plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). 
 
Com um percentual de 97,63% no quesito “Qualidade Habitacional”, o município superou tanto a média nacional (92,98%) quanto a média de Minas Gerais (96,31%), consolidando-se como referência entre cidades de médio porte no Brasil.
 
Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br