Data de publicação: 24-10-2025 17:55:00 - Última alteração: 24-10-2025 17:58:51

Celso Moretti lança documentário “Favela Negra” e celebra 45 anos de carreira

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: Divulgação

Filme dirigido por Sebastian Gómez, o doc retrata a trajetória do artista mineiro, Celso Moretti, ícone e precursor do reggae no Brasil. A sessão gratuita e aberta ao público será exibida neste sábado (25/10), às 19h, na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim.

O cantor, compositor e artista plástico Celso Moretti, considerado um dos precursores do reggae no Brasil, celebra 70 anos de vida e 45 anos de carreira musical com o lançamento do documentário “Favela Negra”.

Dirigido pelo cineasta argentino Sebastian Gómez e produzido por Ana Paula L. Murta, o filme mergulha na história e na sensibilidade artística de Celso Moretti, revelando um olhar íntimo sobre sua trajetória e sua contribuição para a música brasileira. 

Obra musical, arte visual

O documentário destaca também a monumental obra plástica “Favela Negra”, inspirada na canção “Reggae Favela”, na qual o artista recria, com riqueza de detalhes, uma favela de mais de 8 metros cúbicos de extensão.

Sob o pseudônimo “Nôxa Alvarenga”, Celso transforma a obra musical em arte visual, ao combinar cores, texturas e elementos da vida urbana em uma narrativa estética que reflete resistência, cultura e identidade. 

“Favela Negra” é, ao mesmo tempo, um registro da vida e uma metáfora da luta e da beleza presentes nas comunidades brasileiras.

Apoio a arte

Produzido de forma totalmente independente, o filme é fruto do trabalho conjunto de Celso, Ana Paula e Sebastián Gómez, com apoio das marcas Timbre Loja de Música, Tagima Instrumentos Musicais, Lupah Brasil Lunetier e MegaTrooper Filmagens. 

A obra já está matriculada na Ancine (Agência Nacional do Cinema) e reafirma o poder da produção cultural autônoma, realizada sem incentivo público direto.

O evento de estreia conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Betim, que cedeu o espaço da Casa da Cultura para a exibição. 

Além da sessão, o público poderá conhecer de perto o artista e os criadores do filme, em um encontro de celebração e memória. A duração do documentário é de 45 minutos.

Para o público que não puder comparecer à estreia, uma nova exibição está programada para o sábado seguinte, dia 1º de novembro, no Cineclube Grupatum, também em Betim.

Serviço

Lançamento do documentário “Celso Moretti – Favela Negra”

Sábado (25/10), às 19h, na Casa da Cultura Josephina Bento, próxima à Praça Milton Campos, em Betim.
Duração do filme: 45 minutos
Exibição extra: Sábado, 1º de novembro, no Cineclube Grupatum
Entrada gratuita


Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br