Foto: Divulgação
O acesso ao documento capaz de fortalecer o artesanato mineiro pode ser facilitado a partir da próxima segunda-feira (17/11), com a parceria entre o Sebrae Minas, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e o Governo de Minas.
O documento oficial e gratuito reconhece o ofício artesanal e garante uma série de benefícios, como acesso a capacitações, feiras e consultorias.
A iniciativa integra a Rede Aqui Tem Sebrae e vai funcionar em 35 cidades mineiras, com o objetivo de facilitar e agilizar a emissão da Carteira, capaz de ampliar o alcance das políticas públicas voltadas ao setor.
O atendimento ocorrerá presencialmente, com orientação completa sobre o processo de cadastro, envio de documentação e gravação do vídeo de comprovação da técnica artesanal.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o artesanato mineiro é reconhecido nacional e internacionalmente pela diversidade e valor cultural.
“Ao facilitar o acesso à Carteira, contribuímos para valorizar e fortalecer a política pública que apoia milhares de profissionais em todo o estado”, afirmou
Já o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Rodrigo Sampaio Melo, a proposta é ampliar e simplificar o processo de formalização.
“A efetivação dessa parceria com a Rede Aqui Tem Sebrae vai superar nossas expectativas e alcançar novos municípios. O artesão mineiro terá mais autonomia e acesso às políticas públicas”, destacou.
Benefícios da Carteira Nacional do Artesão
Emitida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Carteira tem validade de seis anos e oferece:
- Reconhecimento profissional e valorização do ofício artesanal;
- Acesso a feiras, eventos, cursos e capacitações promovidos pelo Sebrae e Governo de Minas;
- Participação em programas de gestão e consultorias empresariais;
- Compatibilidade com o MEI (Microempreendedor Individual), permitindo formalização e emissão de notas fiscais.
Onde emitir
O atendimento estará disponível em 35 municípios, incluindo Bom Despacho, Diamantina, Juiz de Fora, Mariana, Paracatu, Uberaba, Três Marias e Contagem, entre outros.
Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Número do PIS/PASEP;
- Uma foto 3x4 recente;
- Três fotos do produto artesanal;
- Um vídeo de até seis minutos demonstrando o processo de confecção da peça.

Sebrae Contagem - Av. José Faria da Rocha, 1849 bairro Eldorado
Lançamento
O lançamento da parceria vai ocorrer durante a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), entre 17 e 23 de novembro, movimento internacional que reúne milhões de empreendedores em mais de 200 países.
“Nada mais simbólico do que lançar essa ação durante a Semana Global do Empreendedorismo. O artesanato é uma das expressões mais autênticas do empreendedorismo mineiro, e nosso papel é apoiar quem transforma cultura em negócio”, reforçou Marcelo de Souza e Silva.
Serviço:
Lançamento da Carteira Nacional do Artesão em Minas Gerais
A partir de 17 de novembro de 2025
Locais: 35 cidades participantes da Rede Aqui Tem Sebrae
Informações: Portal do Artesanato Brasileiro ou site do Sebrae Minas
Atendimento: Gratuito
Fonte: Assessoria de imprensa

