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Metodologia baseada em ciência e gestão eleva o índice de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no município. Em Lagoa Santa, o som das crianças lendo em voz alta ganhou um novo significado: ele anuncia um futuro promissor.
Hoje, quase metade dos alunos do 1º ano já sabe ler. Em um país onde, segundo a última Avaliação Nacional da Alfabetização, cerca de 40% das crianças terminam o 2º ano sem conseguir ler, essa é uma conquista que merece ser comemorada.
O primeiro Teste de Alfabetização aplicado na Rede Municipal de Ensino, revela ainda que 45% dos alunos do 1º ano atingiram notas acima de 70%. E não para por aí, no 2º ano, mais da metade das crianças (53,5%) também superou essa marca.
Esse avanço é resultado de um trabalho sério e conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Alfa e Beto (IAB). Desde agosto de 2025, a rede municipal adotou uma metodologia que une ciência, gestão e acompanhamento próximo da secretária de Educação, dos professores e dos alunos.
As ações se concentram em leitura, fluência e compreensão — mas o impacto vai muito além das letras. Os dados apresentam a primeira de quatro testagens previstas no programa e a tendência é que esse percentual aumente até o final do ano letivo.
Sabe o que esses números significam?
Significam que as crianças estão aprendendo a ler na idade certa e com mais segurança. Elas estão entendendo o que leem, escrevendo com mais facilidade e ganhando gosto pelos estudos.
Resultados comprovados já nas avaliações externas
De acordo com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) a rede municipal de Lagoa Santa, em outubro de 2025, já apresenta 65% dos estudantes com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa, superando as médias nacionais de municípios de mesmo porte, conforme os resultados do último teste aplicado.
Esse avanço reflete o esforço da gestão, a adoção de boas práticas pedagógicas e a integração efetiva dos professores no processo de ensino e aprendizagem.
Os dados do município no segundo semestre de 2025 reforçam essa evolução: no 1º ano, observou-se um crescimento expressivo na aprendizagem adequada em leitura, fluência e compreensão oral, passando de 45% para 68% de crianças acima do mínimo desejado entre o teste 1 e o teste 2.
No 2º ano, o progresso também se destacou, com o índice de aprendizagem adequada subindo de 58% para 66,5%, evidenciando avanços consistentes nas etapas dos anos iniciais do ensino fundamental.
Esses resultados demonstram o fortalecimento das competências de leitura, fluência e compreensão textual, comprovando que as práticas estruturadas e o acompanhamento pedagógico contínuo, implementados em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), têm gerado impactos concretos e sustentáveis na qualidade da aprendizagem dos estudantes.

Matemática também entra na rota do sucesso
Embora o foco principal seja a alfabetização, a intervenção também trouxe luz a desafios na área de Matemática, identificando uma defasagem de conteúdos a partir do 3º ano — especialmente em temas que não foram devidamente consolidados em períodos anteriores. A resposta da gestão foi imediata e técnica.
O Programa de Revisão foi implementado para recuperar aprendizagens não consolidadas e fortalecer as bases numéricas e operacionais nos anos iniciais. E os resultados já aparecem: 80% dos alunos do 1º ano alcançaram mais de 70% de aproveitamento no teste de Matemática.
Em Matemática, os avanços seguem na mesma direção. No mesmo teste externo (CNCA), a aprendizagem adequada passou de 34% para 62% no comparativo geral da rede em relação ao ano anterior, representando um crescimento de 28 pontos percentuais, enquanto a defasagem reduziu de 32% para 13%.
Educação que transforma vidas
Para o secretário de Educação de Lagoa Santa, Gabriel Mendes, os resultados são motivo de orgulho, mas também de compromisso. O município vive um novo tempo — um tempo em que as decisões são tomadas com base em dados, evidências e, acima de tudo, no olhar atento para cada criança.
Ele destacou o impacto positivo da nova política de alfabetização do município, implementada em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Mendes ressaltou ainda, que a adoção de um método estruturado, baseado em evidências científicas, já está gerando resultados promissores e elevando os índices de aprendizagem.
"Esses resultados estão ligados à mudança na nossa política de alfabetização. Com a parceria do Instituto Alfa e Beto, temos um método estruturado que auxilia o trabalho dos professores, indicando o melhor caminho para uma alfabetização de qualidade e auxiliando no planejamento das atividades.
Como já conseguimos resultados com pouco tempo de parceria, tenho convicção de que esses índices de aprendizagem tendem a melhorar”, pontuou Gabriel.
A experiência de Lagoa Santa mostra que, quando escola, professores e gestão caminham juntos, o aprendizado acontece com mais qualidade. O futuro está sendo escrito agora — nas vozes das crianças que leem com alegria e nas mãos que, a cada dia mais seguras, desenham as letras do amanhã.
Fonte: Assessoria de imprensa

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