Divulgação
A diversidade e a potência da arte negra estarão em destaque neste sábado (29/11), das 13h às 17h, no CSU Eldorado, em Contagem.
A mostra “Negritude em Cena” reúne fotografias, esculturas e produtos afro, para propor um mergulho sensível e crítico sobre ancestralidade, resistência, estética e afetos que atravessam a experiência negra no Brasil.
A exposição integra as ações do Mês da Consciência Negra e traz três núcleos principais:
“Entre a Luta e o Afeto”, da fotógrafa Simone, que apresenta narrativas visuais sobre a força e a resistência das mães negras, destacando histórias reais que ecoam afeto, futuro e enfrentamento;
“A Arte como Espelho”, do artista plástico Rogério, autodidata apaixonado por artes e pela transformação da matéria bruta, que expõe esculturas produzidas a partir de pedra, argila, madeira e metal;
Exposição e venda de produtos afro da loja Assimetria, negócio familiar criado por mãe e filha que celebram estética, identidade e ancestralidade por meio de acessórios autorais.

Arte, memória e pertencimento
A mostra propõe um convite ao “desvio” do olhar cotidiano, ao valorizar as expressões culturais que constroem caminhos, memória e identidade da população negra.
As obras de Simone e Rogério dialogam entre si ao revelar trajetórias, dores, afetos e transformações, enquanto a Assimetria reforça o papel da moda como afirmação de beleza e estilo da mulher negra.
Além das exposições, o evento fortalece a economia criativa e incentiva o reconhecimento do trabalho de artistas e empreendedores negros da região.
Serviço:
Exposição "Negritude em Cena"
Sábado (29/11), das 13h às 17h,
CSU Eldorado – Rua Portugal, 30, Contagem
Entrada gratuita
Fonte: Assessoria de imprensa


.jpg)
