Foto: Felipe Maldonado
A Cyntilante Produções realiza neste sábado (6/12), às 18h, um ensaio aberto e gratuito da nova ópera infantil “Aida: A Rainha da Bateria”, no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, em Belo Horizonte.
A apresentação marca o primeiro contato do espetáculo com o público, que poderá assistir à prévia da montagem, conferir cenário, iluminação e figurinos, além de participar de um bate-papo com o elenco e equipe criativa ao final.
A ópera, com estreia oficial prevista para o primeiro semestre de 2026, é uma adaptação inédita da clássica “Aída” de Giuseppe Verdi, recriada no universo do samba, das escolas de Carnaval e da cultura afro-brasileira.
Voltada ao público infantil, a versão criada pela Cyntilante ressignifica a história original ao apresentar Aída como filha da Rainha de Bateria Râmfis.
Herdeira de uma ancestralidade de luta e potência, a jovem enfrenta os obstáculos impostos por Amnéris, aqui transformada em uma influenciadora digital, e pelo bicheiro Jacaré, patrono da escola de samba Canários da Terra.
Guiada pelo Odu revelado pelo Babalorixá Amonasro e apoiada pela comunidade, Aída inicia a jornada para conquistar seu lugar como Rainha da Bateria no grande desfile de Carnaval.
Para o diretor artístico da Cyntilante, Fernando Bustamante, o ensaio aberto é uma etapa essencial.
“É o momento de experimentar luz, cenário e figurino diante do público. Queremos ouvir as percepções das pessoas e sentir como a obra se comunica com elas.”
Tradição, inovação e valorização da cultura afro-brasileira. “Aida: A Rainha da Bateria” é a terceira ópera da tetralogia criada pela Cyntilante Produções.
As montagens anteriores foram:
- “João e Maria – Opereja” (2023), que levou a história para o sertão;
- “A Guitarra Mágica” (2024), uma ópera rock inspirada em “A Flauta Mágica”, de Mozart.
A trilha sonora da nova obra é adaptada por Leandro Braga, e a dramaturgia é original.
Segundo Bustamante, esta é a primeira vez que a companhia mergulha tão profundamente na cultura afro-brasileira e na cosmologia iorubá.
“Nossos musicais sempre dialogam com clássicos universais. Agora queremos valorizar nossa ancestralidade, nossa diversidade e trazer o debate afro-brasileiro para o centro da cena.”
A última peça da tetralogia já está definida e será inspirada em “O Guarani”, de Carlos Gomes, com foco nos povos originários.
Formação e elenco
O elenco foi selecionado em julho, durante audição para o Curso de Especialização em Teatro Musical da Cyntilante Produções.
De 50 candidatos, 10 foram escolhidos e receberam, durante seis meses, formação gratuita com profissionais de voz, expressão corporal e artistas especializados em cultura afro-brasileira.
Serviço:
Ensaio Aberto da Ópera “Aida: A Rainha da Bateria”
Sábado (6/12), às 18h,
Teatro Francisco Nunes – Parque Municipal, Belo Horizonte
Entrada gratuita
Retirada dos ingressos 1 hora antes na bilheteria ou via Sympla
Fonte: Assessoria de imprensa


.jpg)
