Fotos: Reprodução/Redes sociais
O concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, foi suspenso na manhã do domingo (14/12), após problemas operacionais na aplicação das provas.
A decisão pegou os candidatos de surpresa, já que milhares de participantes aguardavam nos locais de exame, que aconteceria no turno da manhã e no da tarde.
Quando foram informados do cancelamento, os candidatos se revoltaram, houve protestos e a Polícia Militar foi acionada.
De acordo com o Instituto Access, banca organizadora do certame, a suspensão foi adotada de forma preventiva diante de “intercorrências operacionais em unidades previstas para a realização do concurso”, com o objetivo de preservar a isonomia, a segurança e a lisura do processo seletivo.
A instituição informou ainda que novas datas e orientações aos candidatos serão divulgadas posteriormente, por meio dos canais oficiais.
Em nota, a Prefeitura de Contagem confirmou o cancelamento das provas nos dois turnos e afirmou que está apurando as responsabilidades pelo ocorrido.
A administração municipal lamentou o episódio e pediu desculpas pelos transtornos causados aos candidatos.
Protestos e indignação
Os portões dos locais de prova foram abertos por volta das 7h, já que o início das provas estava previsto para às 8h. No entanto, após longos períodos de espera e falta de informações, os candidatos foram comunicados da suspensão.
Descontentes, candidatos protestaram nos locais de provas em Belo Horizonte e também em unidades de Contagem. Candidatos que vieram de outros estados perderam a viagem e possivelmente não poderão retornar em nova data.
O concurso
O concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem oferece 598 vagas imediatas, além de cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, com jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais, conforme o cargo.
Funções previstas no edital estão:
- Auxiliar de laboratório;
- Técnico de enfermagem;
- Assistente administrativo;
- Cirurgião-dentista;
- Enfermeiro;
- Médicos de diversas especialidades;
- Psicólogo;
- Nutricionista.
O edital também prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, indígenas e quilombolas, conforme a legislação vigente.

.gif)
.jpg)

.gif)