Foto: Robson Rodrigues
Segundo a prefeitura haverá mudanças no atendimento dos serviços públicos entre 31 de dezembro e 2 de janeiro de 2026. Serviços essenciais funcionam e o transporte público opera em horário especial.
Em razão do feriado de Ano Novo, a Prefeitura de Contagem divulgou o esquema especial de funcionamento dos serviços públicos municipais.
Alguns órgãos da administração direta estarão fechados nos dias 31/12, 1º/1 e 2/1, com retorno das atividades na segunda-feira, 5 de janeiro.
A administração municipal reforça que os serviços essenciais e de emergência vão funcionar normalmente ou em regime de plantão.
Na área da saúde, os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos. O Samu, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal de Contagem (HMC), o Centro Materno Infantil (CMI) e os CAPs funcionam normalmente durante o feriado.
Já as UBSs, salas de vacinação, Centros de Consultas Especializadas (CCEs) e farmácias distritais estarão fechados. O CAPs Infantil não terá funcionamento no período.
No setor de defesa social, a Guarda Civil e a Defesa Civil mantêm atendimento em plantão 24 horas, para garantir a segurança e o suporte à população.
Já o Procon, a Casa de Direitos Humanos e o Núcleo LGBT permanecem fechados.
Os serviços urbanos funcionarão em esquema diferenciado. Atividades como coleta de resíduos, capina, varrição, funcionamento dos ecopontos e limpeza de fossa terão alterações pontuais entre os dias 31/12, 1º/1 e 2/1, com suspensão total apenas no dia 1º de janeiro para a maioria dos serviços.
O aterro sanitário e o recebimento de resíduos por empresas particulares também seguem horários específicos.
No transporte público, haverá ajustes nos horários. Na véspera de Ano Novo (31/12) e no dia 2/1, as linhas operarão com quadro de horários de dia útil atípico.
Já no dia 1º/1, o funcionamento será conforme horário de domingo. A Transcon recomenda que os usuários acompanhem as informações em tempo real pelo aplicativo SigaBus.
A rede de assistência social manterá em funcionamento a Casa de Passagem e o Abrigo Bela Vista. O Centro Pop funcionará das 8h às 12h.
Já os Cras, Creas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, Banco de Alimentos, Camuf e postos do Cadastro Único estarão fechados.
Os serviços de trabalho e renda, como o Sine Contagem e o Centro Público de Economia Solidária, não funcionarão no período.
O mesmo ocorre com equipamentos voltados à mulher e juventude, como a Estação da Juventude e o Espaço Bem-Me-Quero.
Na educação, todas as escolas da rede municipal permanecem fechadas nos dias 31/12, 1º/1 e 2/1.
Já na área de lazer e cultura, parques e equipamentos culturais terão funcionamento suspenso ou parcial, com exceção de alguns parques que retomam as atividades no dia 2/1.
Os cemitérios municipais seguem abertos ao público, das 8h às 17h, e o serviço funerário funciona normalmente, 24 horas por dia.
Serviço:
Funcionamento dos serviços em Contagem no Ano Novo
Período: 31/12, 1º/1 e 2/1
Retorno das atividades administrativas: segunda-feira, 5/1
Emergência e segurança:
Samu: funcionamento normal
UPAs, HMC e CMI: funcionamento normal
Guarda Civil: 153 (24h)
Defesa Civil: 199 (24h)
Transporte público:
31/12 e 2/1: horário de dia útil atípico
1º/1: horário de domingo
Informações dos horários: SigaBus
Fonte: PMC

.gif)

.gif)