Fotos: Divulgação
Ao longo de 2026, Lagoa Santa vai receber 11.500 litros de leite longa-vida por mês, que serão destinados ao atendimento de aproximadamente 900 crianças, com idades entre 2 e 6 anos, de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O programa atende crianças de famílias inscritas no Cadastro Único, que cumprem os critérios técnicos estabelecidos pelo edital estadual.
A relação das famílias contempladas foi previamente encaminhada pela Sedese ao município, para garantir transparência, organização e agilidade na execução da política pública.
O “Programa Leite para a Primeira Infância", do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e será executado localmente pela Prefeitura de Lagoa Santa, via Secretaria Municipal de Bem-Estar Social.
Foco na Primeira Infância
A conquista é resultado de um trabalho técnico contínuo desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social desde a publicação do edital estadual.
Mais do que o volume expressivo de alimentos distribuídos, a iniciativa representa um marco nas políticas públicas locais, ao assegurar o direito à alimentação adequada e saudável em uma fase decisiva do desenvolvimento humano.
O investimento impacta diretamente a saúde, o crescimento e a formação de hábitos alimentares das crianças atendidas.

Distribuição e acompanhamento das famílias
Ao longo de 2026, as famílias beneficiadas serão comunicadas pela Coordenação de Direitos Humanos, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional.
Todas as orientações necessárias para a retirada do leite serão repassadas e os CRAS do município vão funcionar como pontos oficiais de distribuição, para facilitar o acesso e garantir acompanhamento social às famílias.
Compromisso que vira política pública
Para a secretária municipal de Bem-Estar Social, Raquel Salomão, o programa reafirma a centralidade da infância nas políticas públicas do município.
“Quando cuidamos da primeira infância, estamos cuidando do futuro. Em 2026, nosso município foi contemplado pelo Programa Leite para a Primeira Infância, por meio de edital do Governo do Estado, via Sedese, sob a gestão da competente Alê Portela, reafirmando, com ações concretas, o compromisso com a segurança alimentar, a proteção integral e o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou.
Ainda segundo a secretária, a iniciativa simboliza um avanço construído coletivamente.
“Estamos celebrando uma conquista que é de todos nós. Um avanço construído com trabalho técnico, compromisso, sensibilidade e muito amor, que transforma cuidado em política pública e faz de Lagoa Santa uma referência no acolhimento e na proteção de quem mais precisa”, concluiu.
Fonte: Assessoria de imprensa
