Foto: João Risi/MS
Com o início da vacinação contra a bronquiolite nesta sexta-feira (6/2), a Prefeitura de Contagem afirma que se trata de uma importante estratégia de saúde pública voltada à proteção da primeira infância, com a aplicação de anticorpo monoclonal contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como foco inicial recém-nascidos prematuros, grupo mais vulnerável às formas graves da doença.
Nesta primeira etapa, serão imunizados bebês prematuros com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias, independentemente do peso ao nascer.
A aplicação terá início na Maternidade Municipal de Contagem, onde os recém-nascidos que se enquadrarem nos critérios receberão o anticorpo ainda durante o período de internação, garantindo proteção precoce.
A estratégia será ampliada gradualmente. Nas próximas semanas, o município passará a atender também crianças menores de 24 meses com comorbidades, seguindo o fluxo definido pela rede municipal de saúde.
Nesses casos, os responsáveis deverão procurar a sala de vacinação de referência para iniciar o processo de solicitação do imunobiológico especial.
Segundo a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Contagem, Clarissa Castro, a medida representa um avanço significativo na prevenção de doenças respiratórias graves.
“A bronquiolite é uma das principais infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de dois anos, com impacto expressivo nas hospitalizações, internações em UTI e nos óbitos infantis, especialmente entre prematuros e crianças com condições clínicas especiais”, destacou.
Clarissa Castro também ressaltou o caráter pioneiro da política adotada no país.
“O Brasil é o primeiro país a proteger duplamente as crianças, por meio da imunização das gestantes contra o VSR a partir da 28ª semana de gestação e, agora, com a proteção direta dos bebês que nascem dentro do público-alvo”, afirmou.
A bronquiolite, causada principalmente pelo VSR, é uma das maiores responsáveis por internações pediátricas durante os períodos de maior circulação viral, especialmente no outono e inverno.
A introdução do anticorpo monoclonal tem potencial para reduzir significativamente casos graves, internações e óbitos infantis.
Serviço:
Imunização contra bronquiolite em Contagem
Início: sexta-feira, 6 de fevereiro
Local inicial: Maternidade Municipal de Contagem
Público-alvo:
- Recém-nascidos prematuros com idade gestacional ≤ 36 semanas e 6 dias;
Crianças menores de 24 meses com ao menos uma das seguintes comorbidades:
- Cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica;
- Doença pulmonar crônica da prematuridade;
- Imunocomprometimento grave (inato ou adquirido);
- Fibrose cística;
- Doenças neuromusculares graves;
- Síndrome de Down;
- Anomalias congênitas das vias aéreas e doenças pulmonares graves.
Orientação:
Bebês nascidos na Maternidade Municipal recebem o anticorpo ainda durante a internação.
Para os demais casos, os responsáveis devem procurar a sala de vacinação de referência da rede municipal para iniciar o atendimento.
Fonte: PMC
