Foto: Vitor Nogueira
O trem noturno Vitória-Minas transportou 30 mil passageiros entre os dias 1º e 31 de janeiro, alcançando taxa de ocupação superior a 95% nas viagens entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES).
O balanço foi divulgado pela Vale, empresa responsável pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
Ao mesmo tempo em que comemora o sucesso do serviço noturno, a empresa anunciou que haverá reajuste nas tarifas do trem de passageiros a partir do dia 15 de fevereiro de 2026.
Segundo comunicado oficial, a atualização tem como objetivo manter a operação “segura e eficiente, garantindo continuidade e qualidade no serviço oferecido”.

O trem noturno percorre 664 quilômetros em aproximadamente 13 horas de viagem, para atender 14 cidades entre Minas Gerais e Espírito Santo.
Ainda segundo a Vale, as próximas edições do trem noturno estão previstas para julho, dezembro e janeiro de 2027, dentro do projeto chamado de “Trem de Férias”.
O Vitória-Minas é atualmente o único trem de passageiros com circulação diária no país. Todos os dias, uma composição parte às 7h de Belo Horizonte e outra às 7h de Cariacica.
Inaugurada em 1904, a ferrovia atende 30 cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo, ao conectar municípios.
As composições contam com vagões climatizados; vagão-restaurante e lanchonete; detector de fumaça; monitores de vídeo; tomadas para carregamento de celulares e notebooks; e vagão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Márcia Foletto
A classe executiva possui capacidade para 57 passageiros, enquanto os vagões econômicos acomodam 75 pessoas. Atualmente, as passagens custam:
R$ 125,00 (classe executiva)
R$ 87,00 (classe econômica)
Os valores são válidos para o trecho Belo Horizonte–Cariacica e vice-versa, e também foram aplicados ao trem noturno.
Ferrovia histórica
De acordo com o gerente do Trem de Passageiros da EFVM, Eduardo Soares, “há mais de 120 anos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas contribui para o desenvolvimento e a transformação dos municípios entre Minas Gerais e o Espírito Santo”, destacou.
O desempenho do trem noturno em janeiro reforça a demanda por alternativas ferroviárias no país, especialmente em períodos de férias e alta movimentação.

Serviço:
Trem Vitória-Minas
Circulação diária – saída às 7h (BH e Cariacica)
Próximas edições do trem noturno: julho, dezembro e janeiro de 2027
Reajuste tarifário: a partir de 15 de fevereiro de 2026
Informações: Alô Vale – 0800 285 7000 ou vale.com
Atendimento a deficientes auditivos: 0800 021 9934
Comprar passagens
Fonte: Assessoria de imprensa


