A Represa Várzea das Flores, em Contagem, ficará interditada durante o Carnaval, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, das 7h às 18h.
A medida inclui o fechamento completo da orla e do espelho d’água, com reforço na fiscalização com “tolerância zero” e retirada imediata de qualquer pessoa que descumpra os bloqueios.
De acordo com a Prefeitura de Contagem, a decisão atende recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e foi formalizada por meio de decretos municipais.
A operação contará com atuação integrada das Guardas Civis de Contagem e Betim, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Marinha, Defesa Civil, Copasa e demais órgãos ambientais e de fiscalização.
Equipes fixas e móveis farão rondas constantes, inclusive no espelho d’água, com a política de tolerância zero para trilheiros, ciclistas, pescadores, usuários irregulares e qualquer tentativa de realização de festas ou aglomerações.

Foto: Robson Rodrigues
Força-tarefa para impedir festas e aglomerações
A decisão foi definida em reunião entre as prefeituras de Contagem e Betim, Ministério Público, Copasa, Transcon, IEF, Vigilância Sanitária, Posturas e Meio Ambiente, realizada no dia 26 de janeiro.
A medida tem o objetivo de impedir grandes eventos como festas, blocos carnavalescos, desfiles com trios elétricos, circulação de veículos com som em alto volume, pesca irregular, acampamentos e práticas de esportes náuticos.
Agentes ambientais e fiscais de posturas poderão acionar a Guarda Civil e a Defesa Civil caso necessário.
Segurança e preservação ambiental
Além do controle de acesso, a interdição tem caráter preventivo para evitar acidentes, especialmente afogamentos, historicamente mais frequentes no período carnavalesco devido ao consumo de bebidas alcoólicas.
A Represa Várzea das Flores integra uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, sob gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e desempenha papel estratégico no abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Porém, quando a represa foi construída, cercas de arames farpados, resto de construções e até cisterna foram encobertos pelas águas.
A grande variação de profundidade e os obstáculos submersos fazem da Represa Vargem das Flores um lugar perigoso para banho e natação.
Durante o período de interdição, o tráfego local de veículos nas vias do entorno da represa estará liberado, mas o acesso direto à represa será monitorado e controlado pelas forças de segurança.

Foto: Robson Rodrigues
Serviço
Represa Várzea das Flores, em Contagem, interditada
Período de interdição: 14 a 17 de fevereiro (Carnaval)
Horário: das 7h às 18h (fechamento dos acessos a partir das 7h)
Denúncias anônimas:
Guarda Civil: 153
Polícia Militar: 190
Fonte: PMC
