Divulgação
As exposições itinerantes que reúnem artistas negros mineiros e promovem debates sobre identidade, memória e letramento racial, acontecem nos Parques Cataguás (7/3), Ecológico do Eldorado (12/4) e Gentil Diniz (9/5).
Contagem recebe, entre março e maio de 2026, a Exposição Fotográfica Efeito de Cor, um projeto coletivo que destaca o protagonismo negro por meio da arte e da ocupação de espaços públicos da cidade.
A mostra itinerante reúne quatro artistas negros de Minas Gerais, Aziza Eduarda, Lígia Morase, Pablo Henrique e Simon Quintanilha, e será realizada em três parques municipais, sempre das 10h às 17h.
A proposta é afirmar identidades, fortalecer narrativas autorais e criar novas imagens sobre as negritudes, ampliando a presença da arte negra nos espaços urbanos e culturais de Contagem.
Arte que constrói narrativas e rompe silêncios
A exposição apresenta obras que abordam o protagonismo negro sob múltiplas perspectivas, cultural, social, artística, política, de memória, de fé e de autorrepresentação.
Cada artista constrói uma narrativa visual própria, que revela experiências e olhares que dialogam com o cotidiano, a ancestralidade e os desafios contemporâneos.
A mostra fotográfica “Efeito de Cor”, além de um gesto de ocupação simbólica, o evento leva a arte negra para parques públicos para ampliar o acesso da população e reforçar a importância da representatividade nos espaços coletivos.
Programação
Além da exposição, o projeto contará com uma programação artística e formativa:
- Apresentações musicais de Juão Jubá, Gabriela Viegas e Raphael Sales;
- Roda de conversa sobre letramento racial, mediada por Vanderléia Reis.
A proposta é transformar cada edição em um espaço de diálogo, troca e reflexão, fortalecendo o debate sobre identidade racial e pertencimento.
Serviço:
Exposição Itinerante “Efeito de Cor”
Parque Cataguás – 07/03
Parque Ecológico do Eldorado – 12/04
Parque Gentil Diniz – 09/05
Horário: 10h às 17h
Entrada gratuita
Fonte: PMC
