Foto: Divulgação
De acordo com a Defesa Civil, A atuação de uma massa de ar seco mantém baixos índices de umidade relativa do ar em Belo Horizonte até às 19 horas de terça-feira (20).
A umidade fica em torno de 30% à tarde na maior parte do estado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de umidade relativa do ar adequado para a saúde humana é acima de 60%.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre às 10 horas e 17 horas, especialmente entre às 14 horas e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.
A Defesa Civil alerta ainda para o aumento de incêndios em matas, recomendando que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas.
Nesta segunda-feira (19), o tempo permanece estável em boa parte de Minas Gerais. Possibilidade de chuvas isoladas típicas de verão nas mesorregiões Triângulo e Sul. As temperaturas permanecem elevadas e a máxima pode atingir os 36°C no Triângulo, Norte e áreas do setor leste mineiro.
Orientações
- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre às 10 horas e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190).
Fonte: TempoClima e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil