Foto: Youtube
Nos dias 21 e 22 de outubro, o FIPEN – Fórum Industrial de Produtividade pretende atrair empresários, integrantes da cadeia produtiva da energia, instituições de ensino e pesquisa, concessionárias, agentes financeiros, órgãos reguladores e empresas do setor público e privado.
Segundo o presidente do CIEMG – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, o evento é muito mais que um espaço para aproximar empresas do mercado.
“Queremos proporcionar novos negócios e ampliar a capacidade produtiva. Buscamos contribuir para a consolidação de um ambiente sustentável e de harmonia entre a gestão ambiental e os negócios”, destaca José Agostinho da Silveira Neto.
A abertura da 10ª edição do Fipen ficará a cargo de dois jornalistas renomados. O jornalista e analista Ricardo Boechat e o especialista em política internacional, Demétrio Magnoli, vão falar sobre a “Produtividade no Brasil: cenários e desafios para os negócios da indústria”.
Serviço:
10º FIPEN – Fórum Industrial de Produtividade Energia e Negócios
21 e 22 de outubro – Actuall Convention Hotel – Rodovia BR- 381, número 3443 – Jardim Riacho das Pedras – Contagem
21/10/15 – Quarta -feira
8h30 – Produtividade no Brasil: cenários e desafios para os negócios da indústria – com o jornalista e analista Ricardo Boechat e Demétrio Magnoli, especialista em política internacional, colunista da Folha de São Paulo.
11h – Projeto Forte
14h – Seminário Técnico – O papel da indústria no cenário energético nacional – líder: Carlos Faria, diretor-presidente da ANACE – Associação Nacional dos Consumidores de Energia.
15h20 – Painel Energético – Explosão tarifária e a migração para o mercado livre de energia – líder: Walfrido Ávila, diretor-presidente da Tradener Comercialização de Energia.
16h10 – Seminário Técnico – Estratégias para capitalização e alternativas de financiamento do setor energético; líder: Luciano Velasco, chefe do Departamento de Bens de Capital do BNDES.
17h30 – Painel Inovação e Tecnologia – Tema 1: Inovação baseada em desafios; líder: Eduardo Toma, consultor da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras; Tema 2 – Plataforma iTec: encontro de desafios e soluções tecnológicas; líder: Vera Crosta, coordenadora da ANPEI; Tema 3 – Apresentação EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, líder: José Luiz Gordon, diretor; moderador: José Policarpo, diretor do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – Campus CETEC.
22/10/15 – Quinta-feira
9h – Café Empresarial – Edição Especial – Tema: Como desenvolver produtos e serviços; líder: Ricardo Gonçalves, engenheiro de Produção do Elo Group.
10h40 - Painel Energético – Smart Grid: presente e futuro – PUC Contagem.
14h – Seminário Técnico – Eficiência na gestão estratégica e operacional na indústria; líderes: Rodrigo Aguiar Lopes, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação em Energia e Alvair Silveira Torres Júnior, da Lean Institute Brasil.
15h20 - Painel SENAI de Produtividade – Análise da eficiência energética no processo produtivo; líder: Victor Emmanuel, diretor do Instituto SENAI de Metalmecânica.
16h10 – Seminário Técnico – Potencial de negócios no setor energético; líder: Marcos João Costa Silva, consultor para atividade de negócios de combustíveis e energia.
17h20 – Painel de Oportunidades – Sistema fotovoltaico: Aspectos normativos, regulatórios e oportunidades; líder: Ildo Bet, diretor do Grupo Setorial de Sistemas Fotovoltaicos da ABINEE.
18h30 – Lançamento do Programa + Produtividade da CNI; líder: Marcelo Fabrício Prim, gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI - Departamento Nacional.
21 e 22 /10/15 – Quarta e quinta – das 9h às 18h – Mostra Empresarial e Mostra Técnica
Fonte: Assessoria de imprensa