Atriz Carolina Dieckmann
Foto: blogs.ne10
Foto: blogs.ne10
A campanha #DESOCULTO está na internet e estará na Avenida Paulista em fevereiro de 2016, para o lançamento oficial e repercussão nacional.
O movimento criado pela AD Produções, empresa de entretenimento e eventos de São José do Rio Preto quer ajudar a acabar com o cyberbullying, algo que acontece todos os dias, mas que poucas pessoas denunciam, por achar que os autores nunca serão encontrados.
O gerente da empresa, Cadu Ferreira, diz que é necessário ter exemplos para que as pessoas entendam que é possível sim, frear esse tipo de ação.
“Só com exemplos como o da atriz Carolina Dieckmann, que teve seu computador invadido e suas fotos íntimas publicadas na internet, em maio de 2011, que conseguiremos mudar algo em nosso país”, enfatiza Ferreira.
Na época Carolina foi atrás de seus direitos e sua denúncia resultou na criação da lei 12.737/2012 contra delitos virtuais, que ganhou como apelido o nome da atriz.
Segundo Cadu Ferreira, a campanha #DESOCULTO inclui site com informações sobre como denunciar abusos e ofensas e uma placa que pode ser impressa para a postagem de fotos com a hashtag #desoculto.
Ainda de acordo com Cadu, a ideia da campanha surgiu depois do sucesso do movimento #NucaSoubeoIMC, criado quando uma amiga de Cadu passou no concurso para professora do estado de São Paulo e não pode assumir por causa do IMC – Índice de Massa Corpórea, que mede a quantidade de gordura total no corpo da pessoa.
“Foi alegado que ela poderia ter problemas de afastamento por conta do IMC e isso impossibilitaria o bom desempenho da função. Na mesma hora, criamos a campanha "Nunca soube o IMC da minha professora, mas soube o que ela me ensinou #NuncaSoubeoIMC", no intuito de gerar consciência e acabar com esse tipo de preconceito”.
A professora revela que a repercussão foi grande, pois outros professores estavam passando pelo mesmo problema: “Fomos capa de portais nacionais e participamos do quadro #ProtesteJá, do programa CQC, e chegamos nos Top Trends do Twitter com a hashtag #NuncaSoubeoIMC. Hoje, depois de algum tempo, minha amiga está para assumir o cargo e certamente haverá um processo por danos morais”, finaliza.
No site da #DESOCULTO estão informações importantes sobre os tipos de agressões e quais assuntos podem ser denunciados e como denunciar em diferentes canais, como Facebook, Instagram e outros.
Além disso, há links para canais de denúncia oficiais, como a Polícia Federal, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e o SaferNet, um dos canais mais respeitados sobre o assunto no Brasil, que oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, contanto com procedimentos efetivos e transparentes para lidar com as denúncias.
“Já tivemos contato com atores, atrizes, músicos e temos certeza de que logo seremos milhares a favor da liberdade e contra o cyberbullyng”, finaliza.
Fonte: Assessoria de imprensa
