Avenida João César de Oliveira, quase em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Funcionários
Foto: Robson Rodrigues
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Segundo o motorista, ainda atordoado com a pancada do acidente, a batida aconteceu no sábado (16), às 18:30 horas, debaixo de chuva. Ele disse que estava sozinho no carro e precisou de receber cerca de trinta pontos na cabeça.
Em um breve depoimento, o rapaz contou que a água que escorre no meio da pista fez o carro aquaplanar e rodar. “Tive sorte por estar sozinho e por não ter me machucado mais. O excesso de água na pista é um perigo para todos os motoristas”, alerta.
O motorista da Saveiro placa GQR-6231 de Contagem, chegou local do acidente por volta das 8 horas do domingo (17). Ele foi providenciar a retirada do carro e acompanhar a troca do poste, que provavelmente, terá que pagar por ele.
O trecho é uma curva, o asfalto é irregular, tem buracos e a inclinação da via faz com que os veículos saiam da pista com mais facilidade. Como é fácil flagrar motoristas em altas velocidades, mesmo debaixo de chuva, os riscos de acidentes no local são enormes. Perigo para condutores e pedestres, já que carro bateu no poste e ficou em cima do passeio.
Aquaplanagem
Segundo especialistas, a aquaplanagem ocorre quando a água se acumula na frente dos pneus do carro, entre a borracha e a superfície da estrada. A pressão na frente do pneu força uma camada de água sob os pneus, nesse momento reduz o atrito e faz o motorista perder o controle do carro.
Se o veículo estiver em alta velocidade é praticamente impossível controlar a direção. O motorista vira literalmente um passageiro mesmo a frente do volante.
Em velocidades moderadas o mais importante é manter a calma e lembrar-se disso em frações de segundos. Deve-se tirar o pé do acelerador e firmar a direção. Se precisar frear, freie sem travar as rodas, com bastante cuidado para o carro não patinar. Em carros com freios ABS fica mais fácil frear em situações de aquaplanagem.