Data de publicação: 25-01-2016 00:00:00

Serviços eleitorais são ofertados em ônibus do TRE Aqui

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: TRE Minas Gerais

A partir desta quarta-feira (27), os eleitores de Contagem vão poder realizar o recadastramento biométrico no TRE Aqui. O ônibus itinerante vai estar localizado na Câmara Municipal (Praça São Gonçalo, 18, Centro),  de segunda a sábado, das 9h às 17h. 

Em Belo Horizonte também será disponibilizado o ônibus itinerante no BH Shopping (Piso BH – Portaria N – próximo às Lojas Americanas), de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Os serviços eleitorais serão ofertados nos dois locais até o dia 5 de fevereiro, sexta-feira antes do feriado de Carnaval. Os ônibus TRE Aqui facilitarão o acesso do cidadão para tirar o título, transferir para outro local de ou ser identificado pela biometria nas eleições. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, dos quase 450 mil eleitores de Contagem, mais de 15 mil já se cadastraram biometricamente, até a última segunda-feira (18). O recadastramento está disponível até o dia 4 de maio para as eleições deste ano. 

Documentação

Para o recadastramento biométrico e para tirar o título pela primeira vez é necessário levar um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de endereço. 

- Não serão aceitos como documentos oficiais, a carteira de motorista e o passaporte, por não constarem todos os dados necessários à identificação do cidadão. 

- Para os homens maiores de 18 anos, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar para fazer a sua inscrição eleitoral.

Serviço

O voto é obrigatório para eleitores com idade entre 18 e 70 anos. Belo Horizonte, Betim e Contagem passam pelo recadastramento biométrico que objetiva a garantia da autenticidade do voto, através do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparada com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.

O cadastro biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. Os eleitores do município podem ser atendidos no Cartório Eleitoral da Avenida João César de Oliveira, 1434 (1º andar), no bairro Eldorado, das 9h às 18h. 

Há ainda, o posto temporário da Justiça Eleitoral no Shopping Contagem (Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 850, bairro Cabral). O local realiza o recadastramento biométrico, até o prazo final deste ano, das 13h às 17h, no posto de serviços da Prefeitura Aqui, no estacionamento G-3.

O eleitor só pode realizar os serviços eleitorais na cidade onde vota ou pretende votar. A partir de 2018, a identificação biométrica será obrigatória em todo o território nacional. 

Outras informações através do Disque-Eleitor, pelo número 148, das 7h às 19h.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br