Data de publicação: 16-05-2016 00:00:00

Greve do metrô prejudica cerca de 200 mil usuários

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Willian Augusto

Apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de operação com escala mínima, os metroviários de Contagem e Belo Horizonte cruzaram os braços nesta segunda-feira (16) e as estações permanecem fechadas.

Alguns usuários que tentaram embarcar nos trens foram pegos de surpresa pela paralisação da categoria, que reivindica reajuste de salários. A estimativa é de que mais de 200 mil passageiros sejam prejudicados pela suspensão das 275 viagens do dia.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em BH foi notificada sobre a greve com 72 horas de antecedência, após assembleia realizada na última sexta-feira (13), mas teria optado por “não buscar um acordo com o sindicato dos trabalhadores para a realização da escala mínima”.

Quanto à liminar do TRT que determinava o funcionamento de 80% do serviço nos horários de pico e de 50% nos horários intermediários, o Sindimetro-MG alegou que a proposta foi rejeitada pela categoria, “pois, além de descaracterizar o direito de greve, ela gera problemas de segurança”.

No início da tarde, às 14h, está marcada uma audiência no TRT. Os metroviários prometem uma concentração em frente ao Tribunal para acompanhar a reunião.


Matéria relacionada
Metrô entra em greve nessa segunda-feira (16)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br