Foto: CBTU/Divulgação
O metrô voltou a operar normalmente nesta terça-feira (17), às 5h15. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), todas as estações abriram e funcionarão regularmente até as 23h.
Na última segunda-feira (16), os metroviários de Contagem e Belo Horizonte suspenderam a operação do transporte público durante todo o dia, contrariando, inclusive, uma determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que estabelecia uma jornada mínima de serviço para atender à população.
Na próxima quinta-feira (19), a categoria, que reivindica reajuste salarial, realizará nova assembleia para decidir se mantém os trabalhos ou se inicia uma greve.
Propostas
Segundo a CBTU, em reunião realizada nesta manhã, em Brasília, a Companhia e o Sindicato dos Metroviários “assinaram uma nova proposta de negociação, que busca chegar a um consenso para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017”.
No encontro, foram apresentadas as seguintes propostas: ampliação do vale alimentação, que passará de 28 para 30 tickets/mês (em contrapartida, fica suspenso o vale cultura); em vez de toalhas higienizadas, serão disponibilizadas quatro toalhas individuais (duas por semestre) aos empregados das oficinas que fazem uso dos vestiários; a CBTU ajuizará, até a próxima sexta-feira (20), dissídio coletivo para tratar do reajuste de 9,28% aplicado às cláusulas econômicas do Acordo de Trabalho.
O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) informou que, se a empresa não cumprir o que foi prometido, a paralisação será retomada na sexta-feira, com aplicação da escala mínima acordada em audiência realizada no TRT.