Data de publicação: 26-12-2019 23:58:00 - Última alteração: 27-12-2019 01:27:00

Natal em Brumadinho marcado por protestos e homenagens

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos
 
Primeiro Natal de Brumadinho pós-tragédia provocada pela mineradora Vale foi marcado por protestos, pedidos de justiça e homenagens às vitimas que perderam a vida trabalhando. Mas o dia 25 de dezembro na cidade também teve Papai Noel solidário.

Às vitimas foram homenageadas na entrada da cidade como vem acontecendo há onze meses. As fotos das “Joias” termo usado pelos familiares para se dirigir aos falecidos na tragédia, ficaram expostas na tenta que sempre é montada para relembrar as vítimas da Vale.

Uma passeata saiu da Paróquia São Sebastião e seguiu até a tenda. Na faixa a frente do protesto dizia: “Lucro acima de tudo, lama em cima de todos”. Nas camisas dos familiares das vitimas vários outras frases de protestos: "Destruiu o nosso Natal. Levou embora nossas joias", "Vale assassina", "Não foi acidente! Foi crime! Justiça".

Muitas camisas levavam mensagens de saudades: "A pior saudade é aquela que sentimos por alguém que partiu e nunca mais vai voltar. Saudades...", "Thiago (Robinho), saudades eternas, você estará sempre presente em nossos corações!', "Você continua vivo em nossos corações! “Bruno presente”.

Homenagens


Andressa Rodrigues, uma das lideres do movimento encabeçado pela Associação dos Familiares de Vitimas e Atingidos do Rompimento da Barragem em Brumadinho (AVABRUM), disse que as joias nunca serão esquecidas.

"Estamos aqui também para dizer que nunca esqueceremos das nossas joias e que nunca esqueceremos quem é o responsável por essa dor que agente vivencia todos os dias. As nossas joias permanecem vivas em nós. No dia 25 de janeiro estaremos aqui novamente, fazendo aqui o dia em honra as nossas joias. Sempre maior, do tamanho que eles são e significam em nossas vidas. Que Deus continue abençoando cada um e cada uma, fortalecendo em Cristo e no amor, porque é pra Ele e por Ele que continuaremos vivos e em luta. Que Deus abençoe e que todos tenham um fim de tarde em paz e também um 2020. Que Deus possa nos fortalecer, dar sabedoria, força e união pra continuarmos vencendo todos os dias e lutando por justiça", enfatizou a representante da AVABRUM.

Antes do encerramento do ato, Coronel Passos do Corpo de Bombeiros, também foi homenageado durante o ato público pelo empenho nas buscas pelos corpos das vitimas da Vale.

Desfio de função


Os caminhões, tratores e outras máquinas utilizadas nas buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros, são operados pelos próprios funcionários da Vale. São profissionais que sobreviveram por milagre porque saíram da mina antes do rompimento da barragem do Feijão ou estavam de férias.

Um dos sobreviventes relatou, mas pediu para não ser identificado para evitar represálias por parte da Vale, disse:

“Eu e vários colegas sofremos todos os dias com o trabalho traumático de procurar corpos. Fomos contratados para escavar minério, não corpos de colegas de trabalho. Gostava do trabalho, mas agora a rotina virou tortura, estamos abalados e com problemas psicológicos. A cada objeto ou vestígios de corpos encontrados, os traumas aumentam. Somos obrigados a cumprir as escalas nos domingos e feriados, até em dias chuvosos com riscos de acidentes fatais ’’, confidenciou o funcionário sobrevivente.

Feliz Natal em Brumadinho


Apesar da tristeza que envolve toda a cidade, um grupo de voluntários promoveu a Campanha Natal Solidário Amigos do Noel para desejar Feliz Natal e próspero Ano Novo de muita paz, saúde e muito amor.
Os voluntários rodaram os bairros de Brumadinho em carros próprios e em um caminhão do Corpo de Bombeiros distribuindo balas, pipocas e presentes. Além dos Papais Noéis, o Homem Aranha também fez a alegria da criançada.

Links realacionados

Cobertura da tragédia provocada pela Vale
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br