Data de publicação: 10-03-2020 12:45:00 - Última alteração: 10-03-2020 12:49:06

Mulheres passarão a contar com "botão do pânico" em Contagem

B&D Contabilidade
Foto: Internet/Reprodução
 
Mulheres vítimas de violência e que já possuem medidas protetivas contra os agressores passarão a contar com um “botão do pânico” em Contagem. O anúncio foi feito pelo prefeito Alex de Freitas (sem partido) durante um café com servidoras, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, na última segunda-feira (9).
 
Na ocasião, foi anunciado o lançamento do Protocolo de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência. A implementação do dispositivo será feita por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Superintendência de Politicas Públicas para Mulheres de Contagem.
 
O “botão do pânico” poderá ser acionado nos casos em que o agressor desrespeitar a distância mínima estabelecida pela Justiça, informada na medida protetiva outorgada pela Vara de Violência Doméstica. De acordo com a primeira-dama contagense, Luciana de Freitas, idealizadora do projeto, a iniciativa foi inspirada no modelo adotado em Vitória (ES) desde 2013.
 
“Desde a sua criação, mais de 80% dos casos de descumprimento de medidas protetivas caíram. Nós descobrimos em Vitória esse case de sucesso, cuja finalidade é garantir mais uma forma de proteção à mulher. O dispositivo funciona quando o agressor tenta burlar a medida protetiva. Com ele em mãos, a mulher o aciona e, rapidamente, agentes da Guarda Civil e/ou da Polícia Militar conseguem socorrê-la, evitando, assim, uma tragédia”, diz Luciana.
 
Caberá ao TJMG definir quais são os casos que demandam a disponibilização do “botão do pânico” em Contagem. A prefeitura, então, deverá realizar um pregão para a aquisição dos equipamentos. O Executivo não divulgou os prazos de todo esse processo.
 
Mecanismo
 
O município tem o terceiro maior índice de feminicídio do Estado, de acordo com a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Gê Nogueira, e será o primeiro a oferecer o dispositivo.
 
“Desde o início da gestão, tenho realizado um trabalho árduo e intenso para diminuir esse número e fortalecer a rede de proteção à mulher no município. Trabalhamos com o centro de acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica, chamado de Espaço Bem-Me-Quero, e, além disso, temos a Vara Especializada conquistada no ano passado”, afirmou a superintendente.
 
O “botão do pânico” emite um sinal à central da Guarda Civil com a localização da vítima e ainda encaminha fotos dela e do agressor. Outra função do aparelho é gravar áudio em um raio de cinco metros, podendo, assim, comprovar que houve novas ameaças.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Sorteios


Promoções


Classificados


Anuncie


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 98833-8575
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br