Data de publicação: 19-11-2025 18:36:00 - Última alteração: 19-11-2025 18:42:32

Pombos são mortos na Praça Paulo Pinheiro Chagas, em Contagem

Fotos: Divulgação

Protetores e taxistas denunciam uso de milho supostamente misturado com o veneno “chumbinho”, para matar pombos no bairro Eldorado.Prefeitura diz que fará vistoria no local.

Protetores de animais e taxistas que trabalham na região denunciaram, na tarde da sexta-feira (14/11), um possível caso de envenenamento de pombos na Praça Paulo Pinheiro Chagas, no bairro Eldorado, em Contagem. 

Segundo relatos, foram encontrados grãos de milho grudados entre si, alguns deles com pontos escuros, indicando que poderiam ter sido misturados a substâncias tóxicas — possivelmente chumbinho, veneno de venda proibida no Brasil.


De acordo com os denunciantes, diversos pombos foram vistos “muados”, cambaleante ou já sem vida, um comportamento compatível com intoxicação. 

“Tem que ser muito mau para fazer isso. Os milhos com pontinhos pretos são veneno. Por isso os pombos estão morrendo”, relatou uma das protetoras que esteve no local. 

Os taxistas que trabalham na praça foram os primeiros a perceber o alimento espalhado pelo gramado da praça.


Prefeitura foi questionada

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), informou que ainda não havia registro oficial de denúncia.

No entanto, diante das informações apresentadas, os órgãos confirmaram que uma vistoria conjunta será realizada na praça, para verificar o possível uso de veneno e, se necessário, abrir uma sindicância para apurar responsabilidades.

Maus-tratos a animais é crime

A prática de envenenamento de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena que pode chegar a cinco anos de detenção, além de multa. 

A conduta é ainda mais grave quando ocorre em área pública, oferecendo risco a outros animais domésticos e até a crianças que frequentam a praça.


Como denunciar

A Prefeitura orienta que casos de maus-tratos sejam denunciados imediatamente pelo canal oficial: (31) 97306-5261 – SEMAD. A secretaria realiza a triagem e agenda a vistoria.

O Diário de Contagem Online segue acompanhando o caso e volta a atualizar assim que houver novas informações.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br