Foto: Redes Sociais
O problema estrutural causado por falha na drenagem da pista de uma das alças, fecha totalmente o acesso ao bairro Água Branca e obriga motoristas a desvio de até 6 km.
A alça do viaduto Breno Braga Batista (Tio Wilson), sobre a BR-040, no sentido bairro Água Branca, foi totalmente interditada pela Prefeitura de Contagem na manhã de segunda-feira (5/1), após o afundamento do asfalto.
Segundo técnicos do município, o problema foi provocado pelo deslocamento de um tubo de drenagem, que resultou em processos de erosão sob a pista, que comprometeu o tráfego local.
De acordo com a administração municipal, a interdição seguirá por tempo indeterminado, com previsão inicial de cinco dias úteis, prazo que pode ser ampliado em função das chuvas registradas nos últimos dias.
Nesta terça-feira (6/1), equipes técnicas realizam vistorias e estudos de engenharia para identificar a extensão dos danos e definir a melhor solução para a recuperação da via.

Foto: Wendell Rafael/PMC
Desvios longos e insatisfação de motoristas
A Transcon implantou um plano especial de desvios, mas a mudança tem gerado forte insatisfação entre motoristas e motociclistas, principalmente aqueles que seguem do Morada Nova para o Água Branca.
Com a interdição, os condutores são obrigados a acessar a BR-040 no sentido Sete Lagoas, percorrer cerca de 3 quilômetros, utilizar as alças do trevo da avenida Severino Ballesteros Rodrigues para retorno e, em seguida, rodar mais 3 quilômetros para acessar a rua dos Emboabas, rua Sinval Alves da Cunha e a avenida Pio XII.
Antes da chegada dos agentes de trânsito, alguns condutores chegaram a trafegar na contramão, em uma tentativa de evitar o longo retorno, o que aumentou o risco de acidentes no local.

Foto: PMC/Divulgação
Trânsito parcialmente liberado
Para quem se desloca no sentido Água Branca–Morada Nova, o trânsito permanece liberado. A área interditada está sinalizada, e agentes da Transcon atuam no ordenamento do tráfego.
A prefeitura orienta que os motoristas evitem a região durante o período das obras, utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção ao trafegar pela BR-040 e vias de acesso ao entorno do viaduto.
Fonte: PMC
Link relacionado
Recém inaugurado, Viaduto Ceasa dá fluidez ao trânsito


