Data de publicação: 30-07-2026 22:59:00 - Última alteração: 05-08-2026 22:28:27

Quarta Ambiental discute impactos da seca em Contagem e prevenção

Foto: Ricardo Lima / PMC 

A Prefeitura de Contagem realiza, na próxima quarta-feira (5 de agosto), das 9h às 12h, a 31ª edição do Projeto Quarta Ambiental, com o tema, os impactos da estiagem e as ações desenvolvidas pelo município para reduzir os efeitos da seca.

O encontro será no Centro de Educação Ambiental (CEA) Vargem das Flores, no Parque Gentil Diniz, com participação gratuita e transmissão ao vivo pela internet.

Nesta edição, especialistas e participantes vão discutir os desafios enfrentados por Contagem durante o período de estiagem:

- Aumento dos incêndios em áreas verdes;
- Piora da qualidade do ar e os riscos à saúde da população;
- Estratégias adotadas pelo município para prevenir e enfrentar essas ocorrências.

As inscrições são gratuitas, porém as vagas presenciais são limitadas e devem ser realizadas antecipadamente pela plataforma Sympla.

Plano de Contingência do Período de Seca 

A palestrante convidada será a geógrafa, mestre e doutoranda em Geografia, especialista em geoprocessamento, projetos sociais e gerenciamento de projetos, Letícia Freitas, que atua na área de meteorologia da Defesa Civil de Contagem e também é professora da PUC Minas.

Durante a apresentação, Letícia vai compartilhar a experiência na elaboração e implementação do Plano de Contingência (Plancon) para o Período de Seca de Contagem, documento que reúne medidas preventivas e protocolos para minimizar os impactos da estiagem no município.

Entre os temas abordados, os cenários de risco provocados pela seca, os dados sobre incêndios registrados em Contagem, as ações de monitoramento, os recursos disponíveis para atendimento às emergências e a atuação integrada dos órgãos públicos envolvidos no enfrentamento dessas ocorrências.

Estiagem 

A seca figura entre os principais desafios ambientais enfrentados pelo município. Durante esse período, a baixa umidade do ar favorece o surgimento de queimadas, compromete a qualidade do ar, aumenta a incidência de doenças respiratórias e provoca danos significativos à vegetação e aos recursos naturais.

Além das ações do poder público, a Prefeitura destaca que a participação da população é fundamental para prevenir incêndios e preservar o patrimônio ambiental, ao evitar queimadas, descartes irregulares de resíduos e outras práticas que possam provocar focos de incêndio.

Ainda de acordo com a prefeitura, o Projeto Quarta Ambiental tem como objetivo ampliar o debate sobre temas ambientais relevantes, promover a educação ambiental e incentivar a participação da sociedade na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais.

Serviço:

31ª Quarta Ambiental – Plano de Contingência (Plancon) do Período de Seca de Contagem

Quarta-feira (5 de agosto), das 9h às 12h
Local: Centro de Educação Ambiental (CEA) Vargem das Flores – Parque Gentil Diniz
Rua Maria do Carmo Diniz, 141, bairro Nossa Senhora do Carmo – Contagem
Inscrições gratuitas, com vagas limitadas, pela plataforma Sympla.
Transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams.

Fonte: PMC
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Sorteios


Promoções


Classificados


Anuncie


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 98833-8575
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br