Data de publicação: 29-10-2025 16:05:00 - Última alteração: 29-10-2025 16:14:40

Usuários reclamam e denunciam mudanças de horários da Viação Novo Retiro, em Esmeraldas

Foto: Edmar Junio

BOCA NO TROMBONE Os usuários do transporte público de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltam a denunciar a falta de compromisso e o descaso da Viação Novo Retiro, empresa responsável por operar as linhas que ligam o município à capital. 

As queixas são constantes e se intensificaram após as recentes mudanças nos horários e na frequência dos ônibus, que, segundo os passageiros, vêm prejudicando diretamente trabalhadores e estudantes que dependem do serviço.

Alterações

A partir da segunda-feira (27/10), à linha Dumaville, cujo horário de saída do Metrô, era às 21h35, foi antecipado para 21h05, deixando dezenas de passageiros para trás.

“Estamos prejudicados, ficamos sem opções para ir até o Metrô e voltar ao centro de Esmeraldas. Muitos trabalhadores podem até perder os empregos por não conseguirem ir e voltar”, relata um morador.

De acordo com os usuários, depois do ônibus de 21h05, o próximo horário é só o das 23h, o que inviabiliza o deslocamento de quem sai do trabalho à noite. A população cobra que a empresa revise os horários de forma justa e coerente com as necessidades reais dos passageiros.

“A garagem deveria rever esses horários. Não há outra opção de ônibus e estamos sem um horário justo à toda população. Precisamos de ajuda!”, reforça outro usuário.


Outras mudanças

Houve também a retirada da linha 6987, que fazia o trajeto Esmeraldas–Belo Horizonte às 18h10, exatamente no horário de pico. Agora, os passageiros precisam utilizar o ônibus 6988, que atende simultaneamente os bairros Esmeraldas e Dumaville, o que resulta em superlotação e viagens mais longas.

“É uma grande falta de respeito com a população. Ao invés de aumentar o número de ônibus, a empresa reduz”, denuncia outro morador.

Moradores pedem que a Prefeitura de Esmeraldas, a Secretaria de Mobilidade e o órgão metropolitano responsável pela fiscalização do transporte intervenham para garantir melhores condições de deslocamento, cobrando da empresa respeito aos passageiros e à função social do transporte público.

Em julho deste ano, o Diário de Contagem já havia noticiado que a empresa Novo Retiro impôs um “horário de férias” aos usuários e reduziu as viagens em plena rotina de trabalho. A situação gerou protestos e abaixo-assinados pedindo providências das autoridades.

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