Data de publicação: 04-04-2017 18:28:00

Opaq manifesta grave preocupação com suposto ataque químico a cidade síria

Lava Jato Dias
Imagem aérea da cidade de Khan Sheikhoun, em Idlib, na Síria
 
Foto: Google
 
Agência Brasil
 
A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) manifestou, nesta terça-feira (4), "grave preocupação" com o suposto ataque químico contra a cidade de Khan Sheikhoun, em Idlib, no Norte do país, e garantiu que está reunindo e analisando informações sobre o ocorrido. As informações são da Agência EFE.
 
Em comunicado, a organização, cuja sede fica em Haia, na Holanda, declarou que "está gravemente preocupada" e destacou que uma missão de busca "está em processo de reunir e analisar informações de todas as fontes disponíveis". Essa equipe remeterá um relatório ao Conselho Executivo da Opaq e aos Estados-parte da Convenção sobre Armas Químicas, acrescentou a organização.
 
A Opaq condenou "firmemente" o uso de armas químicas "sob qualquer circunstância" e lembrou que essa convenção proíbe o uso, o desenvolvimento, a produção, o armazenamento e a transferência desse tipo de armamento. A convenção considera "arma química" qualquer produto químico utilizado em uma guerra.
 
A missão de busca de ocorrências da Opaq foi criada em 2014, em resposta às alegações constantes de ataques com armas químicas na Síria. O trabalho da missão consiste em estudar toda informação disponível relacionada com o suposto uso dessas armas na Síria.
 
Desde maio de 2014, a organização enviou a missão ao país árabe e ao exterior em várias ocasiões e manteve os Estados-parte informados sobre o trabalho. A equipe se encarrega de entrevistar testemunhas no terreno e recolher amostras e evidências físicas para analisá-las.
 
A Opaq e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram em 2015 a operação contínua da missão, que confirmou as alegações de uso de armas químicas tóxicas na Síria.
 
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que citou fontes médicas e ativistas, pelo menos 58 pessoas – entre elas 11 menores – morreram e dezenas ficaram feridas em um suposto bombardeio químico em Khan Sheikhoun. A cidade tem cerca de 75 mil habitantes, muitos deles deslocados procedentes da província vizinha de Hama, que está sob controle do Exército Livre Sírio.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br