Data de publicação: 22-04-2017 22:25:00

Protesto contra o IPTU acaba em violência

Jornal Diário de Contagem On-Line

Organizada pelo Movimento Libertas Minas, a manifestação aconteceu neste sábado (22), em Contagem, na avenida João César de Oliveira, em frente à Feira de Artesanato do Eldorado. O evento, a princípio pacífico, contra a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) residencial e da taxa de lixo foi impedido por militares do 39º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Logo após atravessarem faixas na avenida aproveitando o fechamento do semáforo, alguns militares tomaram as faixas das mãos dos manifestantes. Vários vídeos foram postados nas redes sociais mostrando um dos policiais agredindo sem qualquer motivo aparente manifestantes de idades avançadas.

Durante a confusão, o locutor do carro de som gritou insistentemente que o movimento era pacífico e reclamou da ação violenta da PM. 

O Movimento Libertas Minas explicou, nas redes sociais, que não é contra a Polícia Militar, apoia a corporação e são reconhecidos por defender o direito de 170 mil famílias de Contagem, inclusive policiais militares, guardas municipais e agentes da Transcon.

“O direito de manifestação é assegurado a todo cidadão brasileiro. Isso inclui o uso de vias públicas, se necessário parando o trânsito por tempo determinado, como ocorreu. Nada justifica a ação truculenta de um policial armado contra pessoas desarmadas e que estavam de mãos dadas para protestar contra o IPTU. Pena um policial arranhar a imagem de toda a corporação”.

“Uma das hipóteses factíveis é, inclusive, que o ato de violência do policial militar específico tenha ocorrido a mando de alguém que tenha interesse em macular a imagem do Movimento Libertas Minas, que luta de maneira apartidária contra o IPTU residencial e a taxa de lixo em Contagem”, concluíram os líderes do movimento.

No último dia 2, o Movimento Libertas Minas fez o primeiro protesto contra a cobrança do IPTU e da Taxa de Incêndio. Os manifestantes criticaram a volta do imposto para imóveis com até 720 metros quadrados, que eram isentos há 27 anos, e a implantação da taxa de lixo, que varia de R$ 130 a R$ 180. 

Nesse protesto, um boneco com o rosto do prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), foi queimado na praça, em referência à queima de Judas, apóstolo da Igreja Católica que traiu Jesus Cristo.

De acordo com o Movimento Libertas Minas, a próxima manifestação será em 14 de maio, às 10 horas, na Praça Tancredo Neves, em frente à Prefeitura de Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br