Data de publicação: 12-05-2017 16:25:00

Vargem das Flores é tema de audiência pública da Assembleia Legislativa

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Guilherme Bergamini/Divulgação
 
Uma visita da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à Vargem das Flores, na divisa de Contagem e Betim, constatou a situação precária do reservatório que abastece cerca de 10% da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No próximo dia 24, será realizada uma audiência pública na ALMG para discutir a questão.
 
Segundos os parlamentares que estiveram no local, na última quinta-feira (10), foram observadas ligações de esgoto clandestinas, ocupações irregulares de terrenos no entorno da represa e poluição das nascentes.
 
“A visita mostrou problemas em várias nascentes, cursos d'água, desmatamentos e ocupações, que têm ajudado a depredar a Vargem das Flores”, afirmou o deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), membro da comissão.
 
Em território contagense, a comissão se deparou com construções irregulares em uma área de preservação permanente (APP) ao longo do córrego do bairro Recanto Nazaré.
 
Planejamento
 
De acordo com o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, a Vargem das Flores é um manancial importante da RMBH e é de interesse da empresa preservá-lo. Conforme informado por ele, já foi contratado e homologado um Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Vargem das Flores, para identificar esses locais onde há problemas.
 
Junto aos reservatórios Serra Azul e Rio Manso, a Vargem das Flores compõe o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento hídrico da Grande BH.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br