Data de publicação: 21-06-2017 17:57:00

Reintegração de posse do terreno da Ceasa Minas foi confirmada

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues

Moradores da Ocupação Willian Rosa estão em alerta. A reintegração de posse da área ocupada a cerca de quatro anos foi confirmada pela Polícia Militar para essa quinta-feira (22), a partir das 3 horas. A notificação foi entregue ao representante do Movimento Luta Popular, Lacerda Santos, na manhã dessa quarta-feira (21).

Segundo o comando da 2ª Região e do 18º Batalhão de Polícia Militar a reintegração de posse foi determinada pela Juíza Titula da 4ª Vara Cível da Comarca de Contagem, Mônica Silveira.

O texto da notificação, assinada pelo Tenente Coronel Flávio Donato da Silva, cita o artigo 142 da Constituição Mineira, inciso I, que estabelece como atribuição da PMMG, a preservação e restauração da ordem pública, além de garantir o exercício do poder de polícia dos órgãos e entidades públicos.

Negociação

Representantes da Ocupação William Rosa e Marião (Maria Conceição) se reuniram no último dia 9 de junho com o Secretário de Governo de Contagem, Marius Fernando Cunha de Carvalho, na tentativa de encontrar soluções para o caos social causado pelo déficit habitacional na cidade.

A administração municipal propôs a inclusão dos ocupantes no projeto Minha Casa Minha Vida - faixa 1 e a doação de um terreno para reassentar as famílias. Mas a prefeitura não indicou a área para construção das casas e informou que não existe a possibilidade de conceder auxílio moradia, pois não há previsão orçamentária legal para isso. 

União de forças

Uma força tarefa conjunta foi constituída (moradores, Mesa de Diálogo, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Prefeitura de Contagem, Defensoria Pública, Ministério Público Federal e Estadual). A ideia era conversar com a diretoria da Ceasa Minas e tentar suspender a reintegração de posse até que as moradias fossem construídas.

Mas a CeasaMinas convidada para participar da reunião, não compareceu e não manifestou interesse pela conversa. A diretoria do entreposto não retirou o pedido de reintegração de posse.

Protestos

O deputado federal Newton Cardoso Júnior (PMDB) foi procurado para ajudar as famílias tendo em vista que seu partido historicamente indica a diretoria para atuar a frente da Ceasa Minas. Um protesto foi feito em frente do escritório do deputado em Belo Horizonte, mas o parlamentar não tomou conhecimento e não retornou o pedido de informações feito pela reportagem da DC Online.

Veredito 

Diante do cenário desfavorável aos sem tetos, cerca de 400 famílias, entre elas, idosos, cadeirantes, grávidas e muitas crianças estão entrincheiradas decidas a resistir às forças de desocupação. 




Ocupação Willian Rosa pede socorro

Moradores de ocupações de Contagem manifestam em BH

Moradores da Ocupação Willian Rosa voltam a protestar

PM e liderenaças do Willian Rosa se reúnem

Protesto da Ocupação Willian Rosa fecha a BR 040 
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br