Data de publicação: 04-07-2017 15:09:00

Minas confirma primeira morte por chikungunya

Lava Jato Dias
Foto: Reprodução Internet
 
Minas Gerais registrou a primeira porte causada pelo vírus chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti – mesmo transmissor da dengue e da zika. A vítima era um homem de 72 anos, diabético e hipertenso, morador de Governador Valadares, no Leste do Estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta terça-feira (4).
 
“O paciente apresentou início dos sintomas para a doença em 02 de março e veio a óbito em 11 de março. O óbito foi notificado para a SES-MG em 28 de março de 2017. O mês de março deste ano foi o que registrou o maior número de casos prováveis de chikungunya, com 7.747 casos”, informou a pasta, em nota.
 
Neste ano, Minas soma, até o momento, 16.995 casos prováveis da doença e 22 mortes suspeitas: 19 ainda em investigação (15 delas também em Governador Valadares), duas descartadas e uma confirmada.
 
De acordo com a SES-MG, o encerramento de um caso suspeito de chikungunya, com evolução para óbito, depende da investigação do caso seguindo roteiro do Protocolo de Investigação dos óbitos por Arboviroses do Ministério da Saúde.
 
A investigação é realizada pelo município de ocorrência do óbito, dependendo também da liberação de resultados laboratoriais e análise do caso pelo nível central da pasta. Após recebimento da investigação, o nível central gasta, em média, 30 dias para conclusão do caso.
 
Alerta
 
Segundo o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, nota-se um quadro diferenciado da doença no Brasil, atualmente, com maior incidência de casos graves e óbitos decorrentes da chikungunya.
 
“É importante que a população esteja atenta aos primeiros sinais da doença para buscar atendimento nas unidades de saúde e não utilize medicamentos sem prescrição médica”, afirma Said.
 
Na fase aguda, os sintomas são febre alta, dor muscular, exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). No Brasil, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, são vetores em potencial da doença.
 
Geralmente, os sintomas da chikungunya se manifestam de dois a 12 dias e são clinicamente semelhantes aos da dengue: febre alta, dor muscular intensa, dor de cabeça, enjoo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo. O que as difere, porém, são as fortes dores nas articulações, de acordo com a SES-MG.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br