Data de publicação: 18-12-2017 14:46:00

Alerta de desastres naturais por SMS começa a funcionar em mais três estados

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Deslizamento de terra na BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, em Minas Gerais
 
Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação/Arquivo
 
Agência Brasil
 
A partir desta segunda-feira (18), o serviço de alertas emergenciais enviados pela Defesa Civil Nacional por mensagem de celular (SMS) passa a estar disponível também para as populações dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
 
Gratuito, o serviço tem o objetivo de alertar moradores sobre o risco de inundações, alagamentos, temporais, deslizamentos de terra e outras ocorrências, bem como sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em casos de desastres naturais.
 
Os interessados em receber eventuais alertas para as regiões onde vivem devem se cadastrar no sistema da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Para isso, basta responder ou enviar mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área já coberta pelo sistema para a qual deseja receber os avisos. O serviço pode ser posteriormente cancelado sem custos, bastando enviar a mensagem “CANCELAR” para o mesmo número.
 
Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas de telefonia móvel, o sistema começou a funcionar efetivamente em outubro deste ano no Paraná e em Santa Catarina. Em meados de novembro, o serviço foi ampliado para o estado de São Paulo.
 
Balanço
 
Nos três primeiros estados onde o serviço foi implementado, o total de usuários cadastrados já supera 1 milhão; foram disparados 697 alertas, por meio de mais de 5,3 milhões de mensagens.
 
“São mensagens exitosas, como no caso do Paraná, onde alertamos, com três horas de antecedência, sobre o risco de granizo, e a população pôde se abrigar em local seguro, guardar os veículos”, disse o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Barbosa. Para ele, o sistema é uma importante ferramenta para salvar vidas e minimizar prejuízos.
 
Destacando a gratuidade do serviço, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, falou nesta segunda-feira sobre a importância da adesão da população ao sistema. “Temos buscado tecnologias que permitam à população estar informada preventivamente a respeito de eventos [climáticos] que estejam ocorrendo em seus estados, a fim de reduzirmos os impactos dos desastres naturais, poupando vidas. Desde outubro, quando iniciamos a instalação desta ferramenta, verificamos que ela é eficaz e benéfica”.
 
Segundo Barbalho, a intenção do ministério é de que o serviço esteja disponível aos moradores de todas as regiões até o primeiro trimestre de 2018. “Avançaremos até que, na primeira quinzena de março, todas as unidades da Federação estejam disponibilizando este sistema”, acrescentou o ministro. A previsão é de que, em janeiro, o serviço esteja disponível às populações de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br