Data de publicação: 07-06-2018 15:39:00

Mostra Benjamin de Oliveira leva dança ao Teatro Francisco Nunes

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Sheila Signario/Divulgação
 
A programação da Mostra Benjamin de Oliveira 2018 – Edição Dança segue até domingo (10) no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, com espetáculos de dança e performances de artistas, grupos e coletivos formados predominantemente por negras e negros. Os ingressos custam R$ 10 a inteira.
 
O evento homenageia a bailarina e coreógrafa internacional Marlene Silva, precursora da dança afro em Minas Gerais.
 
“Nossa proposta, com esse projeto, é valorizar a cultura afro-brasileira e os artistas negros por meio do protagonismo dos corpos negros em cena. Entendemos que esses corpos, cênicos e políticos, mobilizam sentidos, memórias, afetos, lutas e resistências”, afirma um dos curadores da Mostra Benjamim, Rui Moreira.
 
O encerramento da programação acontecerá com o Bar da Mostra, de sexta-feira (8) a domingo, com shows de Sérgio Pererê, Maurício Tizumba, Josi Lopes e outros artistas no fim de semana, no Espaço Cultural Tambor Mineiro, também na capital mineira. Os ingressos custam R$ 20.
 
Programação
 
7/6, quinta-feira, 20h
O Despertar | Hebreus 11 (MG)
"Despertar" mescla diferentes linguagens artísticas dentro das danças urbanas, com ênfase no breaking. A Cia Hebreus 11, fundada em 2002, em BH, é dirigida por Jonathan Canito e busca o despertar corporal de ações e emoções cotidianas  do povo negro.
 
8/6, sexta-feira, 20h
Rebanhos | Cia Sansacroma (SP)
Com audiodescrição
Criada em 2002 pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins, Sansacroma tem se dedicado a desenvolver trabalhos cujo ponto de partida são as criações poéticas do corpo negro e como ele está inserido na sociedade. Em “Rebanhos”, a Cia chega com seis solos que pressupõem recusa à submissão, uma insistência em ser e em afirmar a existência.
> Após o espetáculo, conversa sobre audiodescrição na dança com Romerito Costa e Flávia Mayer (SVOA)
 
9/6, sábado, 20h
Na manha do house | Bonde do Jack (RJ)
“Na Manha do House” nasce do encontro com o house e o funk. A house dance surge na Nova York dos anos 1980, quando latinos, negros e gays encontravam-se nos clubes undergrounds. A partir da vivência carioca, com corpos marcados pelo funk, o Bonde resgata as confluências dessas danças que, como muitas danças da diáspora, têm tanto em comum.
 
10/6, domingo, 17h
Fuzuêzinho d´Aruanda | Companhia de Aruanda (RJ)
Infantil
Criada em 2007, a Companhia Aruanda é formada por jovens moradores de comunidades do subúrbio carioca e da Baixada Fluminense. Em “Fuzuezinho de Aruanda”, a Cia traz espetáculo educacional e interativo com dança, música ao vivo e contação de histórias sobre a cultura popular brasileira, tendo como tema o folclore e a temática negra com vistas à difusão e à valorização das tradições.
 
OFICINAS
Parque Municipal (em frente ao Teatro Francisco Nunes)
Gratuitas
 
10/6, domingo, 10h
Oficina de danças urbanas para crianças
Breaking no Asfalto (MG)
A partir de 9 anos
 
O coletivo – que realiza estudos das técnicas de dança de rua norte-americana –, chega com proposta que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e social das crianças, além de estimular competências criativas, produtivas e cognitivas.
 
9/6, sábado, 14h
Oficina de Gunga
Mauricio Tizumba (MG)
A partir de 14 anos
Com a gunga no pé, os escravizados fugidos eram mais facilmente descobertos. Ressignificado como instrumento de resistência, a gunga convoca a ancestralidade negra que lutou por liberdade, e tornou-se importante elemento de identidade, utilizado pelas guardas de moçambique. Os participantes irão se aproximar do sentido do instrumentos e colocar em prática sua dança-reza. 
 
BAR DA MOSTRA
 
- Dia 8/6, sexta-feira, 22h
Josi Lopes com participações de Nívea Sabino, Michelle Sá, Suelen Sampaio, Luíza Da Iola, Tamara Franklin, Jéssica Rodrigues, Andréia Roseno e Maíra Baldaia
 
- Dia 9/6, sábado, 22h
Mauricio Tizumba e Serginho Silva
 
- Dia 10/6, domingo, 20h
Sérgio Pererê, Barulhista e Richard Neves
 
Teatro Francisco Nunes
Avenida Afonso Pena, s/nº – Centro (Parque Municipal) | Belo Horizonte
 
Tambor Mineiro
Rua Ituiutaba, 339 – Prado | Belo Horizonte
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br