Data de publicação: 22-02-2009 00:00:00

8º Encontro do Comércio de Contagem e Ibirité

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Marcio Bonfim

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS


A Serra do Cipó é, hoje, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Na região, pode ser visto um rico acervo de fauna e flora, além de belas quedas d’água e cachoeiras.

Os investimentos na região acompanharam o crescimento do turismo. Na década de 60, havia apenas duas pousadas; hoje, são mais de 60, além das áreas de camping. As atividades turísticas da Serra também têm se profissionalizado. Atualmente, é possível contratar empresas especialistas em turismo de aventura.

Pelas trilhas, há muitas quaresmeiras, além de uma ampla vegetação de beleza irreverente, que varia desde plantações rasteiras do cerrado a matas fechadas, originadas do clima úmido da beira dos rios.

Vegetais raros também podem ser vistos. É o caso da canela-de-ema-gigante, uma planta que cresce uma média de um centímetro por ano, e que pode ser encontrada na Serra com sete metros de altura, ou seja, 700 anos.

O complexo da Serra do Cipó abriga outras espécies endêmicas, como onça parda, jaguatirica, gato do mato, tatu, veado, lobo guará, cachorro do mato, lontra, tamanduá e muitos roedores.

Para quem gosta de caminhar, as sugestões são as cachoeiras Serra Morena e do Sobrado, mais conhecida como Cachoeira da Farofa. Para os menos animados, as cachoeiras Véu da Noiva, Grande e de Baixo podem ser uma boa opção.

Fonte: Revista PontoCon

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br