Data de publicação: 22-11-2018 10:30:00 - Última alteração: 21-11-2018 19:55:20

Consumidores devem ficar atentos a armadilhas da Black Friday

B&D Contabilidade
Foto: Reprodução internet
 
Consumidores que planejam aproveitar os descontos da Black Friday, na próxima sexta-feira (23), devem ficar atentos a algumas armadilhas comumente observadas nesta época do ano, quando são feitas muitas compras para o Natal.
 
De acordo com a superintendente do Procon Contagem, Rariúcha Amarante, os problemas mais frequentes são a publicidade abusiva, a propaganda enganosa e o descumprimento da oferta.
 
Quem se sentir lesado pode procurar o órgão de defesa do consumidor no município pessoalmente ou pelo e-mail procon@contagem.mg.gov.br, para que as queixas sejam encaminhadas ao setor de fiscalização a fim de que sejam realizadas análises  e diligências.
 
Se for confirmado que a empresa desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor, ela será notificada e terá que apresentar defesa, podendo ser multada.
 
Confira, abaixo, as orientações do Procon Contagem para a Black Friday
 
Antes das compras
 
– Dias antes de adquirir o produto é importante verificar o preço, tirando fotos, se possível. No dia da promoção, observe se o produto adquirido se encontra entre os produtos da promoção.
 
– Pesquisar a situação cadastral da empresa na Receita Federal e buscar informações é uma dica para evitar comprar com fornecedores eventualmente irregulares.
 
– Guarde toda e qualquer propaganda veiculada na internet antes de realizar a compra ou capture a tela da promoção para se resguardar de eventuais problemas.
 
– Solicite todas as informações referentes à compra (preço, frete, data de entrega, forma de pagamento, política de cancelamento) e, principalmente, às características do produto.
 
Depois das compras
 
– No caso de defeito, antes de levá-lo para consertar, verifique se o produto está em garantia, e exija a Ordem de Serviço para comprovar que deixou o produto para ser consertado. Esse documento deve conter a data em que a mercadoria foi entregue para reparos, bem como relatar exatamente os problemas apresentados.
 
– Nos casos de compras pela internet e telefone, é possível fazer uso do direito de arrependimento, ou seja, é possível desistir da compra, em até sete dias, contados da entrega do produto ou assinatura do contrato.
 
– De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a loja física não está obrigado a trocar os produtos mesmo sendo presentes. Entretanto, o estabelecimento pode ofertar a troca por liberalidade, independentemente de vício ou defeito, devendo cumprir a oferta e informar ao consumidor, por meio de cartaz, as condições da troca.
 
– A nota fiscal é a garantia em caso de problemas, por isso, não deixe de pedir a sua e manter a etiqueta do produto, especialmente em vestuários.
 
Procon Contagem
Avenida José Faria da Rocha, 1.016 – Eldorado
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br