Data de publicação: 23-11-2018 18:30:00 - Última alteração: 23-11-2018 18:33:59

Podas radicais mutilam árvores em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: WhatsApp

Galeria de fotos

Nos últimos dias, as podas radicais feitas em centenas de árvores, em Contagem, têm incomodado moradores, comerciantes e protetores ambientais. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), elas são uma forma de conter as dimensões das copas das árvores.

De acordo com o assessor especial da pasta, Marcos Botelho, a supressão arbórea em vias públicas é um serviço de manutenção que tem o objetivo de diminuir os riscos de quedas e de interferência na rede elétrica da Cemig.

“Cada espécie tem uma época para florir e dar frutos. Foi expedido um laudo individualizado atestando o risco de queda e a saúde de cada árvore. As supressões e as podas radicais foram previamente estudadas”, justifica.

Segundo o representante do Greenpeace em Contagem Nilo Lopes, no entanto, o trabalho atual da Semad é pior que o realizado pelo governo anterior.

“Mais uma vez, nos deparamos com essa trágica poda de árvores em Contagem. Em plena primavera fazer podas radicais é um absurdo. Estive na avenida João César de Oliveira e constatei que além da falta de cuidado, fizeram cortes totais sem necessidade”, afirma o ativista.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Contagem anunciou, no último dia 8, a realização de um remanejamento arbóreo na principal avenida da cidade. Conforme informado no post, 24 árvores seriam podadas, 39 suprimidas e 65 plantadas.

Botelho enfatizou que as podas são de responsabilidade da Superintendência de Arborização da Semad, mas não soube informar se são realizados outros tipos além da poda radical, em Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br